InícioNotíciasColégio Satc resgata cultura popular do Boi de Mamão

Colégio Satc resgata cultura popular do Boi de Mamão

Apresentações culturais, manifestações folclóricas e o resgate das tradições populares são importantes para a perpetuação da história de um povo. Para resgatar uma das apresentações típicas do estado de Santa Catarina, o Colégio Satc fez um resgate da cultura popular por meio do teatro do Boi de Mamão. A expressão folclórica ganhou destaque com a participação dos alunos que darem vida aos personagens e fizeram a formação de um coral cantando as cantigas de roda

Quem já ouviu falar da Bernunça, o ‘dragão do mal’ que quer comer as crianças, ou a Maricota, uma mulher muita alta que rodopia e balança os braços. A construção teatral e musical, faz o espetáculo do Boi de Mamão ser tão significativo. “Nas aulas de artes, nós trabalhamos a cultura popular de Santa Catarina por meio das brincadeiras, brinquedos, as lendas, os personagens, mas o Boi de Mamão sempre aparece. Conto a história dessa manifestação folclórica a partir do livro do escritor, Rogério Andrade Barbosa, fazendo com que todas as turmas conheçam essa tradição popular”, explica a professora de Artes do Colégio Satc, Sinara Cardoso.

Para que as turminhas da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais pudessem vivenciar de fato essa manifestação histórica, a instituição resolveu reviver a apresentação do Boi de Mamão. “Fizemos o resgate de uma tradição tão expressiva comemorando o folclore. Assim conseguimos mostrar aos nossos alunos, a importância de conhecerem a herança cultural do nosso estado”, destaca a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.

Para deixar a apresentação ainda mais especial, os alunos do Ensino Integral do Fundamental foram os atores principais. “Os estudantes ensaiaram as cantigas de roda, aprenderam a usar os instrumentos e contribuíram para que a história fosse contada de uma forma teatral. Realizamos trabalhos corporais e de improvisação, para que o teatro envolvesse os pequenos da plateia. A nossa inovação foi ter um coral formado por nossos alunos”, conta Sinara.

A professora de Artes, Maristela Corrêa, foi a responsável pelas caracterizações dos personagens e fez um trabalho artístico com a restauração das caraterizações e elementos que faziam parte de apresentações passadas do Boi de Mamão da instituição.

Com informações da Redação do Portal Satc