Cocal do Sul celebra aniversário com diversas ações em setembro

O município de Cocal do Sul completa 30 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 26 de setembro. E para comemorar esta data, o Governo irá lançar uma série de ações que ocorrerão no decorrer de todo o mês de setembro, como inauguração de obras, ordens de serviço que serão assinadas, além de projetos que serão apresentados.

“Nossa ideia é comemorar, mas comemorar com ações; o cidadão é quem ganhará com tudo isso, nosso presente é fazer a nossa cidade acontecer. São 30 anos de uma linda história de uma cidade que nos enche de orgulho de sermos sul-cocalenses, por isso teremos diversas ações e eventos, promovendo mais qualidade de vida para todos”, salientou o prefeito Fernando de Fáveri.

Devido à pandemia, o município teve de se adaptar quanto às celebrações e eventos que irão representar um marco histórico para a cidade, porém a data não passará em branco. No aniversário de 30 anos, as pessoas poderão acompanhar através das redes sociais e site da prefeitura toda a programação com as ações e eventos de setembro, além de também terem acesso através de folders, que serão distribuídos à população.

Saúde 24h

Uma das principais ações e que marcará para sempre a história de Cocal do Sul será a inauguração do pronto atendimento 24 horas, no dia 26 de setembro (dia do aniversário da cidade). O local será no mesmo onde funciona hoje o Centro de Referência na região central.

“A inauguração do 24h representará a realização de um sonho, que não é só meu, mas de todos os sul-cocalenses; depois de tantos anos finalmente teremos um pronto atendimento à disposição de todos, sem precisar se deslocar às cidades vizinhas”, frisou o Chefe do Executivo.

Ainda na área da saúde, o horário de atendimento do serviço de odontologia do bairro Jardim Itália será ampliado, passando a atender os moradores das 18h às 22h. O início o horário estendido será na quarta-feira, dia 1°, cujo ato será às 18h. O objetivo é proporcionar às pessoas que trabalham durante o dia a possibilidade de serem atendidas em horário noturno. Este é um projeto piloto, que será analisado pela administração municipal para que futuramente possa ser aplicado também em outros bairros.

Outra ação será a inauguração de uma unidade básica de saúde, no bairro Cristo Rei, no dia 19. “A população que será atendida neste local serão os moradores dos bairros Cristo Rei, São João e Jardim Itália (pequena parte), totalizando aproximadamente 1900 pessoas”, comentou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Cocal do Sul, Glícia Pagnan. A Equipe será composta por um médico generalista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um estagiário para recepção, uma higienizadora e três Agentes Comunitários de Saúde.

Com o objetivo de garantir à população que suas demandas sejam ouvidas e atendidas de forma efetiva, a Secretaria Municipal de Saúde lançará no dia 14 de setembro, às 9h, a Ouvidoria da Saúde. O ato irá ocorrer o auditório da Coopercocal e unirá as autoridades locais e profissionais da saúde.

Pavimentação asfáltica em diversas ruas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura do município têm trabalhado para a realização de pavimentação asfáltica em quatro ruas do município – Demétrio Bettiol, Fernando de Fáveri, Francisco Possamai e Wanderley Marcelino. O investimento girará em torno de R$ 1 milhão, facilitando o acesso dos veículos que agora terão uma alternativa para desviar do trânsito da cidade.

Além da pavimentação asfáltica nas vias que poderão se tornar rotas alternativas aos motoristas, a pasta também irá inaugurar a Ponte da Linha Braço Cocal, na quarta-feira (1) e a Capela dos Padres, no dia 5, com a presença do bispo Dom Jacinto Inácio Flach.

O mês de setembro contará ainda com a ordem de licitação de ampliação das instituições de ensino infantis Helena Savi e Maria Nunes Trichês, além de campeonatos de diversas modalidades esportivas, inauguração da quadra de esportes José Peruchi e capacitação dos profissionais da Educação. No dia 15, será inaugurada a iluminação de led das quadras esportivas em anexo ao Estádio Municipal Valmor Guollo e, ainda dentro do esporte, será entregue a ordem de serviço para a revitalização e reforma da pista de skate, no dia 28.

Mais água para Cocal

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), irá inaugurar, no dia 13, a Caixa d’Água no bairro Rio Perso, cuja capacidade é de 110 mil litros. Além disso, no dia 30, será inaugurada a Máquina de Osmose, cujo ato será na sede do Samae, às 10h.

Fomento ao turismo

Com o objetivo de fomentar o turismo e atrair mais pessoas a Cocal do Sul, a administração municipal irá lançar, no dia 12, a ordem de serviço para a construção da Praça Coberta, que ficará localizada na praça da Igreja matriz, onde está situado o monumento da cidade. O objetivo é oferecer uma área de lazer com praça de alimentação e palco para também incentivar os músicos da região.

Já em relação ao turismo rural, será criada uma trilha ecológica que estará à disposição da população a partir do dia 29, com placas informativas à respeito das árvores locais e sendo um pontapé inicial para o projeto de promover mais atividades ambientais.

Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Comunicação 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS