Cidade Modular mostra o futuro da habitação em São Paulo

Maior encontro das indústrias de Construção Modular e Transformação de Containers acontece entre os dias 15 e 18 de setembro de 2021

Mini moradias, residências flutuantes, inteligentes e minimalistas estão entre os destaques da Expo Construção OffSite.

A construção modular surgiu com a proposta de tornar a construção civil mais dinâmica e sustentável, aumentando a eficiência, rapidez e flexibilidade das edificações. Trata-se de um tipo de construção que reduz em até 5 vezes o desperdício de materiais, o que contribui, e muito, no impacto ambiental gerado por uma obra. É também o tipo de construção que elimina a demolição permitindo a realocação com perdas mínimas, além de mais economia com água e energia elétrica.

Entre os dias 15 e 18 de setembro de 2021, a cidade de São Paulo sedia a Expo Construção OffSite (ex-Expo Container City), uma feira que apresenta aos visitantes as novidades do setor de Construção Modular. O evento chega a sua segunda edição mostrando as inovações da construção off-site (processo no qual um edifício, ou parte dele, é construído fora do canteiro de obra de forma modular). Nesta edição, além dos containers transformados, a feira apresenta também empresas do setor modular, produtos que são utilizados na produção dos módulos, serviços de profissionais de legalização, além de fabricantes de containers in natura e de arquitetura especializada.

Ocupando uma área de 15 mil m², a Expo Construção OffSite traz para o Expo Mart mais de 60 expositores com projetos arrojados e prontos para trabalhar ou morar. Os destaques desta edição ficam com as mini moradias e casas flutuantes.

Espaços criativos para resolução de desafios futuros nas áreas urbanas, as mini moradias oferecerem conforto e segurança, e podem ser transportadas para locais diversos como praia, campo ou para algum grande centro comercial. Nesta edição do evento, o público poderá visitar o projeto Tiny Box, uma casa de 20m² desenvolvida por Breno Lima, um jovem arquiteto paulistano de apenas 23 anos. Outro destaque é a casa Minimal Mood, desenvolvida pelo experiente arquiteto Felipe Savassi. O projeto de 40m² é composto de módulo único em estrutura metálica que pode ser aumentado ou diminuído de acordo com a demanda do comprador.

A Casa Flutuante, projeto da empresa Lafaete, também se destaca nesta edição. Construída de forma industrial pela CMC Módulos Construtivos, ela possui quarto de casal, sala, banheiro, cozinha integrada à sala, uma área externa com um deck de 16m² e ainda toda infraestrutura de placa solar, gerador e mobiliário. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Isabela Arroio, o lugar ideal para a fixação da casa é em água abrigada (água tranquila).

A feira também apresenta ao visitante uma réplica de 60m² da Casa Cantareira, obra que está em andamento no Parque Itaguaçu, Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo. A residência de alto padrão, que será construída numa área de 1.380 m² em apenas 100 dias, foi idealizada pelo arquiteto Marcos Bueno, CEO da Expo Construção OffSite, e contará com sistema de capitação e reaproveitamento de água, energia solar, ventilação cruzada e aproveitamento total do declive do terreno.

Outras estruturas sofisticadas para escritórios, cozinhas industriais, bares, restaurantes, barbearias, banheiros, enfermarias entre outros projetos, todos construídos com o que há de mais moderno no setor modular, também estarão nesta edição da Expo Construção OffSite.

Da mesma forma como em 2019, o evento realiza um fórum com grandes especialistas e nomes importantes do setor. O “FOCOS” – Fórum da Construção Off-Site, foi desenvolvido para atender a demanda dos interessados neste mercado. Toda a programação foi elaborada para abastecer os visitantes com informações sobre o setor e metodologias de trabalho, além de proporcionar boas oportunidades de negócios e o networking entre empresários e profissionais de todo o país e da América Latina.

A Escola Expo OffSite também é outra novidade, trata-se de um espaço que visa fornecer conhecimento prático e teórico de aprendizado aos interessados nos diversos sistemas construtivos. Entre os cursos oferecidos estão: Introdução à Construção Modular e Construção Modular na Prática. Os cursos serão ministrados por profissionais qualificados durante o evento, e os participantes receberão o certificado de participação emitido pelo Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações – ITIE.

A Expo Construção OffSite chega em 2021 com mais expositores e mais soluções não apenas para a construção civil, mas também aos interessados em construir com mais responsabilidade ambiental e rapidez.

PROGRAMAÇÃO FOCOS

15/09

14h15 – Profº Gilberto de Freitas.

Tema: Expansão do mercado de construção off-site e os reflexos na cadeia produtiva.

15h15 – Engº Edson Tateishi

Tema: Novos desafios da indústria de produção de edificações.

Intervalo

17h – Margarete da Silva Correia – Secretária de saúde de São José dos Campos.

Tema: Hospital Retaguarda – Inovação do Setor Público

18h -Alexandre Hiroaki Takara

 

Tema: Há mercado para construção Offsite?

———————————————————————————————–

16/09

14h15 – Ewelina Wozniak-Szpakiewicz –

Tema: Arquitetura Offsite

15h15 – William Moraes

Terma: A compatibilização de projetos de arquitetura para edificações modulares.

Intervalo

17h – Arq. Felipe Savassi

Tema: Arquitetura Modular

18h – Cleandro Nilson

Tema: A Tecnologia BIM aplicada a Construção Modular.


17/09

14h15 – Engº Alan Dias – DFMA

Tema: Projeto de Fabricação e Montagem

15h15 – Engº Alan Dias – DFMA

Tema: Inteligência Multiconstrutiva

Normas Brasileiras de Light Steel e Wood Framing e a nova fase destes sistemas construtivos.

Intervalo

17h – Engº Ralph Tavares – R&S Tavares Associates, Inc. –

Tema: Edifícios de Múltiplos Pavimentos em Construção

18h – Engº Rafael Motta Kessler

Tema: Os Processos de Produção Offsite e Soluções em Logística.

————————————————————————————————

18/09

14h15 – José Márcio Fernandes

Tema: Industrialização em Light Wood Framing para HIS.

15h15 – Engº Ricardo Matheus

Tema: Industrialização em Sistemas Estruturais Metálicos.

Intervalo

17h – Astra

Tema: Sistemas Hidrosanitários e Elétricos Industrializados.

18h – ITIE

Tema: Rede Offsite de Empreendedorismo.

——————————————————————————————

Serviços:

Expo Construção OffSite 2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS