InícioÚltimas do Olhar do SulCHUVAS: Garopaba registra 155,5mm, Laguna 137,4mm e Imbituba 130mm

CHUVAS: Garopaba registra 155,5mm, Laguna 137,4mm e Imbituba 130mm

Os dados da Defesa Civil de Santa Catarina mostram Garopaba, Laguna e Imbituba ultrapassaram as marcas de  120mm de chuvas acumuladas nas últimas 24 horas. O maior registro é de São Joaquim onde choveu 182,4mm no período. O menor é de 116,8 em Orleans, onde diversos transtornos já foram registrados. Na região carbonífera há registro, ainda, de 145mm em Urussanga.

Na região de Laguna a maior preocupação é com Tubarão, onde choveu 148,4mm no sábado. O rio saiu da calha em alguns pontos da cidade.

Em Garopaba, onde um deslizamento chegou a fechar a Rodovia GRP-10, no limite com Paulo Lopes; choveu 144,6mm no sábado e mais 10.9 na madrugada deste domingo, totalizando 155,5. Na cidade, na madrugada do sábado, um veículo caiu numa vala formada pelas fortes chuvas, sem causar ferimentos aos ocupantes.

 

 

Já em Laguna, 131,2mm no sábado e mais 6,2mm na madrugada deste domingo, totalizando 137,4mm No sábado choveu em Grão Pará 127,8mm; em Imbituba 120mm e 117,2mm em São Martinho.

Confira os dados:

Chuva deve continuar

No domingo (08), segue a condição de tempo instável pelo estado, com a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa devido ao processo de formação de um sistema de baixa pressão na costa do sudeste do Brasil, com risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. O mar fica pouco agitado com ondas de direção leste e alturas entre 1,5 e 2,0 m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis com picos de 2,5 m em alto mar e alturas entre 1,0 e 1,5 m com picos de 2,0 m em alto mar no Litoral Norte.

 SEGUNDA-FEIRA (09)

Entre a madrugada e manhã da segunda-feira (09), ainda ocorre chuva nas regiões mais ao nordeste do estado e o tempo volta a ficar firme do Extremo Oeste aos planaltos. Ao longo da manhã as instabilidades se afastam do estado, mas no litoral e em áreas próximas a oferta de umidade do oceano para o continente deixa o tempo encoberto e com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. O risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos, em decorrência dos volumes registrados nos dias anteriores. As temperaturas mínimas variam entre 9 e 18°C por SC  e as máximas ficam 14 e 19°C no Planalto Sul e variam entre 19 e 25°C nas demais regiões. Os ventos sopram com intensidade fraca de direção sudeste/leste pelo estado.

TERÇA-FEIRA (10)

Na terça-feira (10), a chuva dá uma trégua e o tempo estabiliza no estado devido a um sistema de alta pressão que influencia as condições meteorológicas. Do Grande Oeste aos planaltos o sol deve predominar entre poucas nuvens, enquanto que do centro ao leste do estado ocorre variação de nuvens, com chance de chuva fraca e isolada nos extremos do dia da Grd. Florianópolis ao Planalto Norte devido à circulação marítima. O risco segue moderado a alto para deslizamentos devido a água presente no solo. O vento sopra com intensidade fraca de direção leste/nordeste/norte, com rajadas moderadas do Litoral Sul à Grd. Florianópolis entre a tarde e a noite. As mínimas variam entre 5 e 16°C do Grande oeste aos planaltos e variam entre 14 e 19°C no litoral. À tarde as máximas oscilam entre 23 e 28°C no Oeste, Extremo oeste e no Planalto Norte e variam entre 20 e 24°C nas demais áreas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

quarta-feira (11), inicia com tempo estável em todas as regiões,mas no final da manhã as instabilidades retornam ao estado, com condições para novos temporais, especialmente na metade oeste e nas áreas de divisa com o RS. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e segue moderado a alto para deslizamentos. Na quinta-feira (12) os temporais seguem ocorrendo e avançam em direção ao nordeste do estado entre a tarde e a noite. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e segue moderado a alto para deslizamentos.

 

F. A Hora