O mês de outubro guardará diversas surpresas astronômicas para os entusiastas do céu. Além de uma chuva de meteoros resultantes do Cometa Halley, nós terráqueos ainda poderemos observar o raro fenômeno da Lua Azul – é claro que é bom avisar que o nosso satélite não vai ficar azul mesmo – na chegada do dia das bruxas, lá no finzinho de outubro de 2020 (sim, também estamos chocados que chegamos no mês .
No Chile e na Argentina, será possível observar a Lua encobrindo o planeta vermelho, o que, particularmente, nos deixou com uma invejinha dos hermanos.
Falando no planeta vermelho, no dia 13 veremos a oposição de Marte. Esse é o momento em que o nosso vizinho de sistema solar fica mais visível para nós, com forte brilho vermelho no céu e visibilidade altíssima, podendo ser observado de todos os cantos do planeta.
Já no dia 21, teremos a chuva de meteoros orinídeos. O nome dessa chuva está relacionada à direção em que podemos observá-la: esses meteoros são detritos do Cometa Halley e a observação deles é na região da Constelação de Órion, também conhecida como Três Marias. Para enxergá-los, é só ir a um local bem escuro a partir da meia-noite e ficar concentrado no leste da abóbada celeste.