Centro de Bem-estar Animal supera meta de castrações estipulada para 2021

A prefeitura de Imbituba, através da Vigilância em Saúde, registrou, até o mês de novembro deste ano, 1.344 castrações de animais. Os números superam em 34% a meta estipulada para 2021. O Centro de Bem-estar animal existe desde 2019 e serve, exclusivamente, para as esterilizações de cães e gatos que vivem nas ruas ou sob a atenção de cuidadores locais.

Cerca de 70% das vagas para a castração são disponibilizadas para as 68 protetoras cadastradas pelo município. São pessoas que dedicam tempo e recursos para cuidar dos animais abandonados, inclusive, abrigando os cães e gatos após o procedimento operatório.

No início deste mês, a Prefeitura de Imbituba enviou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei, com a intenção de criar o Programa de Família Acolhedora para Animais. O objetivo é oferecer ajuda de custo para as pessoas, previamente avaliadas e cadastradas, receberem os animais abandonados em lares temporários.

Vale ressaltar que os casos de maus tratos com os animais são, rotineiramente, registrados em Imbituba. Como no município não há um espaço para acolher os cães e gatos abandonados, a possiblidade da criação de lares temporários ajudaria a impedir que as ações criminosas fossem recorrentes.

No dia 17 de novembro deste ano, dois cães, de porte médio, foram acorrentados em um ponto de ônibus. Esse caso chocou a sociedade e expõe, cada vez mais, a vulnerabilidade dos animais em situação de rua. Casos flagrantes devem ser denunciados diretamente à Polícia Militar, para que sejam registradas as ocorrências e os autores, responsabilizados.

Também é possível denunciar à Vigilância Sanitária, pelo telefone de plantão/WhatsApp: (48) 99975-2509 – ou, ainda, através da ouvidoria do município, pelo site: https://www.imbituba.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/133317.

Com informações do Portal A Hora

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS