MUNDO | ‘Casa OVNI’, uma entre menos de 100 no mundo, é colocada à venda

Terra chamando ufólogos amadores e aficionados por histórias de extraterrestres em geral: esta casa em forma de OVNI vai te deixar empolgado. Chamada de ‘Futuro‘, ela foi projetada pelo arquiteto finlandês Matti Suuronen nos anos 1960 e seu protótipo está à venda em um leilão agendado para acontecer no dia 5 de dezembro.

A Futuro nos jardins do Brandhorst Museum, em Munique, na Alemanha.

A casa começou a ser planejada em 1965, quando um amigo de Matti pediu que ele desenvolvesse uma casa própria para praticar esqui nas montanhas. Três anos depois, o arquiteto apresentava o protótipo.

Deveria ser uma casa apropriada para colinas inclinadas e fácil de ser desmontada e montada de novo. Suuronen começou a pensar em sete formas geométricas diferentes. Por experimentação, ele chegou à elipse e percebeu que era uma boa forma a ser usada”, explicou Jonieke van Es, chefe de coleções e pesquisa do Museum Boijmans Van Beuningen, em Roterdã, em uma entrevista dada à VernissageTV em 2011.

A casa também deveria ser barata de ser fabricada e leve. Por esse motivo, o material escolhido para desenvolvê-la foi o poliéster. Segundo Jonieke, naquela época esse era uma material inovador e barato. As circunstâncias mudaram alguns anos depois, em 1973, com a crise do petróleo.

Não se sabe exatamente quantos exemplares da Futuro existem hoje no mundo, mas a estimativa é de que o número esteja entre 50 e 100. Quando montada, a casa tem 3,96m de altura e 7,92m de diâmetro. O protótipo à venda vem equipada com sofá, bancada de fibra de vidro para a cozinha, espaço para armazenamento, colchão original moldes das janelas e mais duas estantes. Quando a casa foi apresentada, em uma feira na Finlândia, ela não chamou muita atenção. O ponto de virada veio depois de uma exibição em Londres, quando ela ganhou os olhos de quem visitou o local.

A partir daí ela foi vendida para os EUA, Austrália, Nova Zelândia, Japão e depois se espalhou por todos os lugares”, concluiu a especialista.

Redação Hypeness

Foto: Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS