Carros de propaganda com som alto prejudicam a saúde e pode provocar até infarto

Os carros de propaganda que circulam pelas ruas com o volume acima do permitido pela lei (80 decibéis) estão propensos a receber uma multa. Exageros no som são punidos com multas em muitas cidades do país que podem variar de R$ 163,40 a R$ 6.542, além da cassação do alvará de trabalho.

Os carros de som estão sempre presentes no dia a dia por que são importantes para divulgação de produtos e nós precisamos deles, mas é essencial que os proprietários desses carros verifiquem se o volume está dentro da lei por que som alto incomoda bastante.

Para saber mais:

-A lei 4.092/08 fixa os níveis máximos de intensidade do som para cada área da cidade. A própria lei 4.092/08 destaca que a poluição sonora nesses níveis pode causar úlcera, irritação, perda da capacidade auditiva e até infarto.

O DF já tinha uma legislação para controlar a poluição sonora — a lei 1.065, de 1996. Mas o novo texto publicado no Diário Oficial deixa as regras mais rígidas. Além das exigências de isolamento acústico e da proibição de carros de som em áreas com residências, escolas ou hospitais, o texto determina que estabelecimentos comerciais com nível de pressão sonora acima de 80dB informem aos usuários sobre possíveis danos à saúde humana.

Fonte: Estudos dirigidos da Internet

ÚLTIMAS NOTÍCIAS