InícioMundoCanos, caramelo e fertilizantes: como o Hamas constrói foguetes?

Canos, caramelo e fertilizantes: como o Hamas constrói foguetes?

grupo Hamas disparou cerca de 5.000 foguetes contra Israel no último sábado (7), elevando as tensões na região aos mais altos níveis nos últimos anos. O poderio bélico da célula palestina acendeu um alerta: como é possível uma organização, classificada como terrorista pelos EUA e pelo Reino Unido, possuir tantas armas de guerra?

Os foguetes Qassam utilizados pelo Hamas são de fabricação caseira e levam materiais que podem ser encontrados em qualquer cidade. A estrutura do armamento, por exemplo, é feita de canos do sistema de abastecimento de água na região de Gaza.

Hamas destrói passagem usada por palestinos para trabalhar em Israel

Segundo o jornal britânico The Telegraph, acredita-se que esses canos utilizados para fazer os Qassam tenham sido escavados de instalações feitas a partir de doações da União Europeia.

Ainda de acordo com a publicação, o combustível dos foguetes é preparado com uma mistura de açúcar caramelizado com fertilizantes à base de nitrato de potássio. Juntam-se à fórmula explosivos comercialmente disponíveis em Gaza.

Um vídeo de 2021 divulgado pelo Hamas mostra como eles escavam os canos e os transformam em foguetes.

Até o momento, mais de 1.300 pessoas morreram em Israel desde o início dos ataques do Hamas — a maioria delas civis. Em Gaza, um território de 362 km² onde vivem mais de 2 milhões de pessoas, mais de 1.800 morreram até agora, incluindo 583 crianças, segundo as autoridades locais.