InícioNotícias do Sul de SCCampeonato reúne cubistas de Cocal do Sul

Campeonato reúne cubistas de Cocal do Sul

O 2º Campeonato Municipal de Cubo Mágico de Cocal do Sul reuniu 24 competidores, 18 do sexo masculino e 6 do feminino. O evento aconteceu na manhã deste sábado, dia 21, na praça coberta Mariza Terezinha Búrigo Pagnan.

As regras do campeonato seguiram o modelo da Associação Mundial de Cubo Mágico. Cada competidor resolveu o cubo cinco vezes. Foi eliminado o melhor e o pior tempo e calculada a média de cada um com os três tempos intermediários. O vencedor foi Kauã Ghellere Zacaron com uma média de 30 segundos. Miguel Feliciano Mateus conquistou o segundo lugar com uma média de 41,3 segundos e Everton Proença, o terceiro lugar com tempo de 44 segundos. “Quando aprendi a montar eu não imaginava que fosse participar de campeonatos. Aos poucos eu senti vontade de evoluir e fui estudando métodos avançados. Agora tenho como meta fazer em menos de dez segundos”, frisou Zacaron.

Laélio Inácio foi o único adulto a aceitar o desafio. Antes disso, ele que é deficiente visual total já havia superado seus limites aprendendo a resolver um cubo mágico adaptado. Segundo ele, as crianças o respeitaram muito enquanto pessoa mais velha e cega, além de ajudá-lo a ajustar as peças do cubo com uma chave de fenda.

O secretário de educação, Lucas Pereira, considera de extrema importância incentivar esse tipo de prática porque estimula o raciocínio lógico e ajuda no processo de criatividade. “Além disso, proporciona interação de todos os participantes e das pessoas que passaram pela praça e puderam acompanhar e entender um pouco mais sobre ele. Esperamos que o próximo campeonato cresça e que se torne uma prática recorrente em nossas escolas e na comunidade”, ressaltou Pereira.

A equipe diretiva, professores e estudantes da escola Cristo Rei participaram da organização do evento. Gabriela Machado Claudio e Heloísa Piucco Chechinel trabalharam no embaralhamento usando algoritmos elaborados por um programa de computador. Lucas Assafrão, Gabriel Arcangelo Gonçalves, Augusto Torquato Moraes e Julia Jung foram os juízes responsáveis pela conferência dos cronômetros e pelos registros dos tempos dos competidores nas súmulas.

Os três primeiros colocados foram premiados com medalhas. Todos os participantes serão presenteados com um passeio na Trilha do Salto Branco, em Treviso.

 

Ana Lúcia Pintro

Professora Matemática (Criciúma e Cocal do Sul)

Acadêmica de Jornalismo (SATC)

Blog: Blog: Os alunos que calculavam