Caminhadas na praia e surfe em Imbituba ficam liberados nesta segunda-feira

O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, anunciou, por meio de uma transmissão ao vivo na internet, o novo decreto assinado nesta sexta-feira com flexibilização de horários em algumas restrições e a liberação de caminhadas pela praia, surfe e outros esportes náuticos a partir desta segunda-feira (10). (Confira abaixo as mudanças do novo decreto)

Durante a live, o gestor ainda anunciou que a cidade registrou 52 novos casos de Covid-19. Destes, 35 foram constatados por testes rápidos e 17 por exames laboratoriais (Lacen). Alto Arroio e Centro lideram a quantidade de casos (veja abaixo a lista por bairros).

O município contabiliza 1077 casos confirmados – 525 pelo Lacen e 552 por testes rápidos -, 858 pessoas recuperadas (que testaram positivo e estão com os sintomas superados), 215 em tratamento (207 em casa e oito no hospital), 64 casos suspeitos que aguardam resultado (62 em isolamento domiciliar e dois no hospital), quatro óbitos e 3295 casos descartados.

Últimos casos confirmados:

Alto Arroio – 05
Centro – 05
Guaiúba – 01
Ibiraquera – 04
Itapirubá – 01
Mirim – 02
Nova Brasília – 03
Paes Leme – 01
Penha – 02
Porto da Vila – 01
Roça Grande – 01
Vila Alvorada – 06
Vila Nova Alvorada – 05
Vila Nova – 07
Vila Santo Antônio – 02
Village – 03
Outras cidades – 03

“Nossa situação continua em risco potencial grave. Há duas semanas estávamos em estado gravíssimo. Não pioramos, mas ainda é bastante preocupante. Precisamos dos cuidados de todos para que não tenhamos o agravamento da epidemia. Em virtude de não termos o agravamento, mantemos o nível de restrições do decreto que está vigente, mas com algumas flexibilizações de horários”, afirmou.

Confira as novas mudanças no decreto:

  • O funcionamento dos bares e similares passa a ser permitido também nos sábados até as 18h.
  • O comércio passa a funcionar de segunda a sábado até as 18h, isso inclui amanhã, véspera do Dia dos Pais. Conforme o prefeito, sabe-se que a movimentação será maior, então o horário amanhã será estendido, o que garante uma diminuição das aglomerações.
  • Além disso, passa a ser permitido o funcionamento de cursos profissionalizantes para alunos acima de 14 anos – isso claro com todos os cuidados necessários de segurança, a questão de distanciamento e álcool gel.
  • Outro ponto que passará por mudanças é a circulação nas praias do município. A partir de segunda-feira (10) fica permitida a circulação de pessoas em faixa de areia, bem como as práticas de esportes individuais, esportes náuticos, e pesca artesanal em praias, rios, lagoas e cachoeiras. Fica proibida a prática de esportes coletivos, a permanência e aglomeração de pessoas. Amanhã e domingo continua valendo o decreto anterior.

Obras da UTI estão em ritmo acelerado

Rosenvaldo informou que as obras da UTI do Hospital São Camilo estão em ritmo acelerado. “Trabalhamos bastante essa semana na questão da UTI, na liberação de recursos, na vistoria das obras que estão acontecendo já para a adequação do espaço e na compra dos aparelhos”.

As obras são conduzidas pelo próprio hospital. O município fez um repasse de R$ 200 mil para essas adequações. O Legislativo aprovou o repasse desses recursos para o hospital, que é a devolução aos cofres do município do que sobrou, o chamado duodécimo.

Os equipamentos também estão com a compra efetivada. “A perspectiva é que tenhamos no mês de setembro a UTI em funcionamento. Já está sendo feita pelo hospital a contratação de profissionais para esse fim, são 29 novas contratações”, destacou Rosenvaldo.

“Estamos caminhando a passos largos para o quanto antes darmos essa segurança para a população de Imbituba e região. Fica claro que a UTI será habilitada para o SUS, obviamente não somente para os pacientes da cidade, mas havendo vaga, atenderemos pacientes de outros municípios”, concluiu.

Fonte: A Hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dica de saúde: previna a aterosclerose com exercício físico

A aterosclerose consiste no desenvolvimento de placas nas paredes dos vasos sanguíneos. Essas formações chamadas ateromas ocorrem a partir da oxidação do LDL (popularmente...

Funerária Zapelini informa o falecimento da Sra. Tereza Mattei Lourenço

Faleceu hoje dia (23) a 1h45 da madrugada no hospital Santa Otília aos 77 anos a senhora Tereza Mattei Lourenço, deixa 3 irmãos e...

Lauro Müller | Secretaria da Educação inicia ações para o possível retorno das aulas presenciais

A Secretaria da Educação de Lauro Müller apresentou aos gestores escolares municipais a formação do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 e...

Mundo | Liberdade religiosa a cristãos é tratada em Assembleia da ONU

"Presidente brasileiro faz um apelo à comunidade internacional pela liberdade religiosa" Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU no dia 22, o presidente Jair...