Brasil testará 5ª vacina contra a covid-19

A rede de laboratórios brasileira Dasa anunciou que testará a vacina contra a covid-19 no país, em parceria com a norte-americana Covaxx, subsidiária da UBI (United Biomedical). A declaração foi dada em entrevista virtual nesta 4ª feira (9.set.2020). Batizada de UB-612, a vacina entrará na 2ª e na 3ª fase de testes — já é a 5ª no país nesse estágio. Também é a 10ª no mundo a planejar a 3ª e última etapa de testes.

O objetivo é avaliar a segurança e a eficácia do produto em larga escala antes de ser aprovado e distribuído. A vacina é baseada em 1 peptídeo sintético, pequena biomolécula formada por ligações de aminoácidos. A estrutura imita a do novo coronavírus (Sars-Cov-2), funcionando como antígeno. Assim, induziria o corpo a produzir anticorpos.

Três mil voluntários participarão dos testes no Brasil. A empresa doará R$ 15 milhões para o desenvolvimento do produto. A Dasa e a Covaxx informaram que as primeiras 10 milhões de doses irão para a rede privada, mas a rede pública brasileira possui outras 15 milhões já garantidas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda precisa aprovar os resultados da 1ª fase, que está sendo concluída em Taiwan. Devem ser publicados em breve em revistas científicas. Ambas as empresas afirmaram que houve “resposta ampla” imunológica dos voluntários.

Esta informação é do Poder 360

ÚLTIMAS NOTÍCIAS