InícioÚltimas do Olhar do SulBrasil e Uruguai debatem ações conjuntas para o desenvolvimento territorial na faixa...

Brasil e Uruguai debatem ações conjuntas para o desenvolvimento territorial na faixa de fronteira

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, participou, em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, do Fórum Binacional de Integração Brasil – Uruguai. Durante o evento, foram debatidas ações com foco no desenvolvimento sustentável da faixa de fronteira entre os dois países.

Segundo a coordenadora de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Simone Noronha, o Governo Federal colocou como prioridade o desenvolvimento das Faixas de Fronteiras e das chamadas cidades-gêmeas, por meio de investimentos nas cadeias produtivas locais para que ganhem competitividade.

“As cidades de fronteiras uma dinâmica própria, tem uma economia pujante, mas, muitas vezes, elas estão muito distantes dos centros políticos, dos centros dos países, então acabam tendo problemas de infraestrutura e questões que afetam a dinâmica da economia local. É uma prioridade para o Governo Federal, tanto a Faixa de Fronteira quanto as cidades-gêmeas. O ministro Waldez está pessoalmente empenhado nos acordos de cooperação com os estados”.

A região de Fronteira entre Sant’Ana do Livramento e Rivera é um Polo da Rota do Cordeiro, que faz parte do Programa Rotas de Integração Nacional, do MIDR. No Brasil, apenas 5% do rebanho de ovinos e caprinos têm abate certificado. No Uruguai, esse percentual é de 100%. Um dos objetivos da parceria é a troca de conhecimentos entre os dois países.

Para saber mais sobre ações do Governo Federal em desenvolvimento regional, acesse mdr.gov.br.

Fonte: Brasil 61