Bombeiros Comunitários participam de simulado de resgate em Criciúma

Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o projeto “Bombeiro Comunitário” instrui de forma gratuita cidadãos que tenham interesse em aprender noções básicas de primeiros socorros, prevenção a acidentes e primeira resposta em casos de urgência.

Em Criciúma, 15 civis que já realizaram o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) e Curso de Formação de Bombeiros Comunitários (CFBC) participaram de um simulado de atendimento, a fim de aperfeiçoar o conhecimento já adquirido. As aulas foram realizadas no último sábado (12), no setor de Instrução e Ensino do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM).

O treinamento incluiu aulas teóricas, promovidas durante dois dias, seguidas do simulado prático, em que os participantes atenderam vítimas de queda, enforcamento e acidente de trânsito. Para o atendimento, foram empregadas técnicas de tirolesa e falsa baiana (deslocamento por cordas).

14.10 TreinoCAAE2

Segundo o idealizador do simulado, Cabo BM Éverton Vitorino, a atividade aprimora a capacidade técnica dos Comutários. “É importante o aperfeiçoamento, para que eles trabalhem de acordo com o padrão operacional e contribuam no dia a dia das guarnições”, explica.
14.10 TreinoCAAE4

Após certificados, os Bombeiros Comunitários atuam em apoio a guarnição militar, integrando a equipe de socorro e  prestando auxílio em situações de risco que possam vivenciar em sua comunidade.

Participaram do simulado o Cabo BM Vitorino, Cabo BM Rafael, Cabo BM Nesi, Soldado BM Dal Bó e Bombeiro Civil Profissional (BCP) Mota, além de voluntários como vítimas dos acidentes.

14.10 TreinoCAAE3

Créditos: Textos e Fotos: Manuela Silva
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SC: metade dos municípios têm perdas com ciclone

Na última terça-feira (30) Santa Catarina foi o estado mais atingido com o ciclone bomba. Ventos de até 120 km/h destruíram propriedades e plantações....

O comércio de Orleans ficará aberto pela manhã e a tarde…

Os logistas estão na expectativa de mai um "Sábado Tem Mais".

MUNDO | Uruguai lança campanha de reativação do turismo

O Ministério de Turismo do Uruguai aposta na reativação do turismo seguro mediante a adoção de um restrito protocolo dirigido a gastronomia e hotelaria...

Perigo! Serra do Rio do Rastro tem novo deslizamento de rochas

A Serra do Rio do Rastro, conhecida mundialmente por ser a estrada mais espetacular convive consequentemente com quedas de barreiras e um perigo iminente...