Bombeiros alertam a população sobre o uso do álcool

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta à população para ter cuidados durante o manuseio do álcool 70% durante os cuidados de higienização em casa. A corporação ressalta a importância do uso do produto para a prevenção ao novo coronavírus, mas relembra que é preciso ter muito cuidado no manuseio para evitar queimaduras.

A venda da versão líquida do produto estava proibida desde 2002, e foi liberada para os cidadãos por 90 dias para a esterilização dos ambientes. Já a versão em gel é liberada para venda. A diferença entre ambas é que na apresentada em gel, em caso de contato com fogo, não ocorre uma explosão, como seria na líquida. Porém, o álcool em gel leva mais tempo para evaporar.

Por isso, é preciso ter cuidado ao utilizar as duas versões, principalmente em ambientes fechados. Siga as instruções da corporação para ter um ambiente seguro. Dentre os cuidados, os bombeiros orientam que se utilize apenas a quantidade necessária para higienizar as mãos ou superfícies, com os ambientes ventilados, e aguarde a evaporação total do produto, dentre outros.

Além disso, é preciso que se controle a utilização em crianças, evitando que elas fiquem próximas a locais que possam levar a uma queimadura; jamais utilize fósforos e isqueiros logo após a aplicação de álcool nas mãos ou superfícies, e nunca derrame álcool sobre o fogo, pois a chama pode seguir o caminho do álcool e chegar até as suas mãos.

DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS