Blumenau tem aumento de casos de coronavírus após aglomeração em shopping

Em um dia, a cidade de Blumenau (SC) viu o número de casos do novo coronavírus crescer 28,5%. Segundo a prefeitura do município, as pessoas infectadas passaram de 130 para 167, maior aumento desde a chegada do vírus à terra da Oktoberfest. Coincidência ou não, o salto aconteceu um dia após a reabertura de um shopping da cidade, com a presença de centenas de clientes desrespeitando o distanciamento social ao som de uma curiosa interpretação de ‘Have You Ever Seen The Rain’ no saxofone.

É difícil inferir que o aumento de casos de um dia para o outro tenha relação com a reabertura do shopping, tendo em vista que o tempo médio de incubação do vírus – período entre a infecção e a manifestação de sintomas – é de 2 a 7 dias. O índice preocupa, porém, pois mostra que mesmo durante o crescimento do número de casos em número exponencial, o comércio reabriu e colocou milhares de pessoas em risco.

A decisão de reabrir o comércio foi tomada após o governador Carlos Moisés (PSL) ordenar a reabertura do comércio por decreto. Santa Catarina foi um dos focos de atenção política do Brasil especialmente pela pressão de uma pequena parcela da população pela reabertura do comércio, com carreatas em Balneário Camboriú, cidade no litoral catarinense. A classe empresarial do estado, liderada por Luciano Hang, dono das lojas Havan, também foi responsável por pressionar o governador contra as medidas de isolamento social.
A cidade de Blumenau é a segunda com maior número de casos, apenas atrás da capital, Florianópolis. A Prefeitura, em contradição ao governo do Estado, ressaltou “a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa”. 
Yuri Ferreira
Foto: Reprodução/Twitter

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quase 150 redes ilegais são apreendidas no complexo lagunar

Uma operação realizada nesta sexta-feira, 18, pela Polícia Militar Ambiental (PMA), de Laguna, com apoio da corporação de Florianópolis, resultou na retirada de 142...

Treviso | Promove o Dia D Testagem para Covid-19 hoje sábado 19

A Secretaria de Saúde de Treviso vai promover o Dia D Testagem para Covid-19, neste sábado, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Todos os moradores, devidamente...

O Mineiro de carvão do distrito de Guatá, homenageado pela sua coragem e bravura…

Esta homenagem está localizada na praça de entrada do distrito de Guatá em Lauro Müller desde 2013, gestão do prefeito  Fabrício.

Educação: Os números do Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 revela que o Brasil continua perdendo a corrida educacional. Elaborado a cada dois anos...