Bisneta de Anita Garibaldi chega ontem sábado à Laguna

Terra natal de Ana Maria de Jesus Ribeiro, que entrou para a história como a Heroína dos Dois Mundos, Laguna recebeu neste sábado, 15, a visita de sua bisneta, Annita Garibaldi. A professora, que preserva o imponente nome pelo qual a lagunense ficou conhecida, está no Brasil desde 8 de fevereiro e tem participado de eventos relacionados com o projeto do bicentenário da heroína.

A visita é organizada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna, em conjunto com a prefeitura municipal que elaborou parte do roteiro que a visitante ilustre irá fazer na cidade. “Estou muito feliz de estar aqui, pelo reconhecimento que a população vem dando. Tinha uma imagem do povo do Brasil e ele não está decepcionando”, comenta Annita.

Filha de Santa Garibaldi e neta de Ricciotti Garibaldi, último filho do casal de revolucionários Giuseppe e Anita, a professora tem lutado para preservar a história da família e participa de diversos eventos ao redor do mundo, que sejam relacionados com a memória garibaldina. Annita já veio ao Brasil em diversas oportunidades, mas esta viagem tem um sentimento diferente: ela vai conhecer os pontos de Laguna que têm relação direta com a história de seus bisavos.

A visitante ilustre participa neste sábado de uma recepção ao meio-dia com o prefeito Mauro Candemil (MDB) e à noite do bingo das Guardiãs de Anita e deve assistir apresentações do pré-carnaval. No dia seguinte, uma coletiva de imprensa ocorre na Casa de Anita seguida de uma sessão de fotos no prédio recém-inaugurado. Annita vai visitar a região da ilha, conhecendo a comunidade de Campos Verdes e também Ponta da Barra, onde estão as ruínas do Fortim do Atalaia.

Já na próxima segunda-feira, 17, pela manhã, ela plantará a Rosa de Anita em Garopaba e em Florianópolis irá participar de encontros e coletiva de imprensa na Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Serra gaúcha e catarinense

A programação de uma semana iniciada no último sábado, 8, iniciou com viagem às cidades de Antônio Prado e Vacaria, na Serra gaúcha. A festa no primeiro município visitado foi enorme, pois a bisneta inaugurou uma estátua em homenagem ao bisavô Giuseppe, na entrega da revitalização da praça Garibaldi, no Centro Histórico municipal.

Nos últimos dois dias, Annita esteve na Serra catarinense. Em Anita Garibaldi, com enorme participação da cidade, a visitante ilustre plantou a Rosa de Anita e recebeu homenagens da cidade, que foi a primeira a receber o híbrido. “Essa rosa simboliza muito bem a feminilidade da mulher, mas também a garra feminina”, avalia a bisneta da heroína ao comentar sobre o híbrido-símbolo das comemorações.

Lages e Curitibanos ganharam a rosa na quinta-feira, 14, também com grande festa e interesse popular. “É a primeira homenagem que Anita Garibaldi recebe em Lages, sua possível terra natal, em 200 longos anos. Chegou a hora de a nossa cidade pagar essa dívida histórica, e teremos a oportunidade de fazer isso justamente na presença da bisneta da nossa heroína. É um momento que ficará eternizado”, afirma o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Claudio Silveira.

Com informações do Portal Agora Laguna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RIO AMÉRICA | Igreja recebe nova iluminação através da Coopercocal

Além de distribuir energia prezando pela qualidade e agilidade nos serviços prestados, a Coopercocal investe constantemente em serviços sociais. Neste mês de setembro, a...

Escola Barão do Rio Branco de Urussanga realizará “Drive Thru da Leitura”

Os alunos da Educação Fundamental da Escola Barão do Rio Branco, na cidade de Urussanga, poderão participar de uma atividade diferente, durante as aulas...

EVENTOS | Novas regras para diferentes setores

Após o governo confirmar que Santa Catarina não tem mais regiões em nível gravíssimo para a covid-19, novas regras foram criadas para as áreas...

Funerária Zapelini informa o falecimento do Sr. Ademir Ghisi

Faleceu hoje ás 08h dia (29) no hospital de Criciúma o senhor Ademir Ghisi mais conhecido como "Leco", com a idade de 64 anos,...