Bananais são fortemente afetados no Extremo Sul

O Ciclone Bomba ocorrido nos dias 30 de junho e 01 de julho, deixou rastros de devastação em toda Santa Catarina, e no extremo Sul do estado não foi diferente. O município de Jacinto Machado, decretou no início desta semana, estado de emergência devido os estragos causados pelo fenômeno, principalmente nos bananais.

O Secretário Municipal de Agricultura, José Cardoso, o Zequinha, informou que de 883 famílias que tem sua renda proveniente da produção de banana, 550 delas tiveram sua plantação atingida. Disse que a Secretaria não conseguiu atender a todos os casos ainda, mas diante daqueles que já foram visitados, pode-se constatar que nenhum deles teve menos de 50% de sua produção destruída.

“Esses estragos vão levar de um a dois anos, para serem recuperados. Teve propriedades que ficamos muito tristes em chegar e ver a situação do agricultor, pois, é a única fonte de renda que ele tem. Alguns deles terão que buscar outra renda, por que não trem como sobreviver da banana, por que a produção foi extremante afetada.”, acrescentou Zequinha.

O prejuízo estimado nos bananais foi de R$ 40 milhões, o valor ainda não pode ser completamente mesurado, pois, deve ser analisado com mais cautela durante as próximas semanas. O secretário fala que para o município, essas perdas são incalculáveis, já que a banana é o suporte de outras lavouras, além de que vários agricultores vão ficar um período sem renda. Atualmente, segundo ele, são mais de 3.800 propriedades bananicultoras, e esta aumenta a cada ano.

Recuperação dos danos

Zequinha comentou que o momento agora é da Secretaria estar junto com os agricultores, dando um maior suporte. Segundo ele, os produtores vem pedindo que o Governo encaminhe um crédito, para auxiliar na recuperação das áreas afetadas, para que estes possam continuar trabalhando e gerando renda para suas famílias.

“Só para ter uma ideia da proporção desses danos, eu trabalhei a minha vida, praticamente inteira, na produção de banana, e posso afirmar que nunca vi estragos totais no nosso município. Não teve uma propriedade que eu visitei que não foi fortemente atingida.”, contou o secretário.

O mesmo lamenta a situação dos bananicultores, e diz que a pasta vai atuar constantemente e buscar recursos para auxiliar os mesmos nesse momento. “Hoje, na Secretaria, podemos apenas estar repassando orientações. Mas já fizemos o levantamento dos estragos e encaminhados a Defesa Civil Nacional. Mas eu deixo aqui meu conselho que o produtor não desanime, não abandone sua propriedade, e no fim das contas vai dar tudo certo.”, finalizou Zequinha.

Zé Milton levanta dados dos estragos

Presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Zé Milton, esteve em Praia Grande visitando uma propriedade rural, Prefeitura e Escritório da Epagri para debater ações e buscar dados dos estragos feitos na Agricultura devido ao Ciclone Bomba, que atingiu o Estado na última semana. Somente no setor da Bananicultura, no Sul, há 800 famílias que plantam a fruta em aproximadamente 6,8 mil hectares, que perderam entre 60% a 80% de sua produção segundo dados preliminares da Epagri.

“Centenas de produtores rurais de todo o Estado contabilizam prejuízos que vão desde lavouras destruídas até danos em estruturas e maquinário. Estamos conversando com técnicos e produtores para conversamos com o Governo e apresentarmos propostas desde o fornecimento de um pacote tecnológico com insumos a linhas de crédito com juros subsidiados para auxiliar nossos agricultores e permitir que continuem suas atividades”, defendeu Zé Milton, que esteve em Jacinto Machado e outros municípios que tiveram a agricultura afetada.

Segundo a Secretaria de Agricultura neste primeiro momento há o crédito pelo Pronaf com juros subsidiados pelo Governo do Estado pelo programa menos juro, em que as taxas aplicadas serão de 1,5% de juros para bananais convencionais e 0,3% para bananais orgânicos com pagamento em 8 anos e 3 anos de carência.

O deputado teve a informação de que nos próximos dias será apresentado pela Epagri o relatório final dos danos causados. “Estamos aguardando o relatório final e então iremos junto com o Governo do Estado trabalhar as propostas já existentes e apresentar novas de fomento e apoio ao agricultor”, finalizou Zé Milton, que nesta tarde acompanhado do secretário de Agricultura de Praia Grande, Avenir Oliveira Martins e do prefeito, Henrique Maciel em propriedades rurais do município.

Ações iniciais de manutenção

Diante dos estragos ocorridos nas plantações de Banana os técnicos da Epagri orientam aos produtores do sul do estado que façam:

– As desfolhas de folhas completamente dobradas, estas não realizarão mais fotossíntese e deixa-las penduradas atrasará o crescimento do broto devido ao bloqueio de luz.

– A Aplicação de fertilizante Supermagro nas folhas rasgadas que ficaram de pé. Sugestão de volume de calda de 100 litros por hectare.

– Replantio de mudas de Prata Catarina no verão em substituição a touceiras que perderam toda a copa. Preparo de cova com 200 g de calcário + 200 g de esterco de aves curtido, misturados ao solo.

– Produtores que acessaram o Custeio Agrícola do Pronaf, ir até a Epagri e Banco para acionar o Seguro Proagro.

Com informações do Jornal do Sul

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertas as inscrições para pedido da renda emergencial da Lei Aldir Blanc em Lauro Müller

Trabalhadores da área da cultura que foram afetados pela pandemia da Covid-19, em Lauro Müller, já podem se inscrever para solicitar a renda emergencial...

LAGUNA | Após manifestações no Sul do Estado, trabalhadores do setor de eventos têm encontro na Capital

Após realizarem uma manifestação no fim da tarde desta sexta-feira, em Laguna, trabalhadores, empresários e entidades do setor de eventos irão voltar a se reunir, dessa vez em...

Senar promove 173 treinamentos gratuitos em outubro no Estado

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado...

Presos mandante e executor de homicídio em Jaguaruna

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Jaguaruna, cumpriu mandado de prisão preventiva na manhã desta sexta-feira (25) contra...