InícioNotícias do Sul de SCBairro da Juventude abre vagas para nove cursos profissionalizantes gratuitos

Bairro da Juventude abre vagas para nove cursos profissionalizantes gratuitos

Formações patrocinadas pela Credisol devem preparar 170 pessoas para o mercado de trabalho em diversos segmentos

A chance de aprender uma nova profissão ou aumentar a qualificação em diferentes áreas, de forma gratuita, está sendo oferecida pelo Bairro da Juventude a partir desta sexta-feira (4). O período de inscrições foi aberto com a assinatura de um convênio com a Credisol, instituição patrocinadora a capacitação de nove turmas durante o segundo semestre de 2023.

Os cursos contemplados por essa parceria são: Fotografia com celular; Metrologia mecânica; soldador MIG; Confeiteiro; Pães Caseiros; Instalação e Manutenção de Ar Condicionado; Programador de CNC Básico; Fresador/Ajustador Mecânico; e Eletricista/Instalador Predial. Interessados podem se inscrever na secretaria do Bairro da Juventude. Basta levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3403-2700 e 3403-2712.

As vagas nas turmas podem ser preenchidas por homens ou mulheres com 16 anos ou mais, sem limite de idade e não há também exigência de escolaridade mínima. “Temos uma linha de cursos de formação em profissões com carência de opções no mercado, em que empresas têm necessidade de preencher e não consegue preencher por falta de qualificação dos candidatos. Estamos em contato direto com diversas indústrias da região e o nível de empregabilidade dos nossos cursos é bastante alto”, frisa o coordenador do Centro de Educação Profissionalizante do Bairro da Juventude, Marcelo Santos.

A escolha pelas nove formações “apadrinhadas” se dá também pelo potencial de formação de novos negócios, destaca o presidente da Credisol, Luiz José Damázio. A organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) atua na concessão de crédito a pequenos empreendedores há 23 anos. “Está na nossa missão também em estimular o empreendedorismo por meio da educação. A parceria com o Bairro, uma instituição de excelência em cursos profissionalizantes, fortalece esse propósito”, acredita.

Segundo a diretora do Bairro da Juventude, Sílvia Zanette, a realização dos cursos também tem uma grande importância para a própria instituição por oportunizar a mudança de vida a pessoas de idades diferentes da grande maioria dos beneficiados, as crianças, adolescentes e jovens. “Conseguiremos trazer para cá mais membros das famílias, como mães, pais e parentes, gerando prosperidade na nossa região”, sublinha.

Sobre a Credisol

A Credisol é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) com o propósito de oferecer acesso ao crédito a microempreendedores formais e informais. Fundada em 1999, tem sede em Criciúma (SC), tem áreas de cobertura em mais de 350 municípios de nove estados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Ceará).

Habilitada pelo Ministério da Justiça e participante do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado do Ministério da Economia (PNMPO), possui diversas linhas de crédito específicas para pequenos empreendedores, algumas com juro zero. A instituição também atua em orientação financeira e empreendedora por meio de oficinas em parceria com o Sebrae e o trabalho dos agentes de crédito.

 

João Pedro Alveswww.alfacomunicacao.com.br