Aumento de miopia em crianças por excesso de telas preocupa oftalmologistas

A comunidade de oftalmologistas brasileiros começou a se preocupar com o aumento dos casos de miopia em crianças. O crescimento da doença está relacionado a utilização de aparelhos eletrônicos, segundo diversos especialistas.

De acordo com a OMS, em 2020, cerca de 35% da população terá a miopia. Até 2050, a previsão é que mais da metade dos seres humanos tenham esse problema de visão. Existem diversos fatores que podem influenciar o surgimento da doença: desde questões comportamentais (como uso de aparelhos digitais) até hereditariedade genética.

A falta de diagnóstico precoce pode intensificar muito os problemas de visão. Como o desenvolvimento visual da criança se dá entre até os seis anos de idade, casos de miopia precoce podem causar danos graves ao trato ocular infantil, segundo o médico César Lipener, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em entrevista à Agência Brasil.

“Quando não existe um exame mais precoce, muitas vezes, a criança pode ter algum problema. A criança não se queixa, os pais não percebem, e essa avaliação, quando não é feita a tempo, pode acarretar sequelas ou dificuldades que a criança vai acabar levando para o resto da sua vida”, afirmou o médico.

“Essa é outra preocupação desestimular o uso intenso e precoce de tais aparelhos, trocando-os por atividades ao ar livre. É um fator que, no mundo inteiro, mostrou-se eficaz para diminuir a evolução da miopia. A gente até brinca que, hoje, a chupeta é o celular”, adicionou.

O vício em celulares passou a ser importante questão na infância. O crescimento do consumo de aparelhos digitais entre crianças vem aumentando e preocupando pais ao redor do mundo. A ‘chupeta’ pode causar danos irreparáveis.

A gente já contou o caso da menina tailandesa de apenas 4 anos que teve de fazer uma cirurgia nos olhos devido ao uso excessivo de celular. A cirurgia foi confirmado pelo pai da criança, Dachan Chuayduang, nas redes sociais. O depoimento de Dachan fazendo um apelo às pessoas viralizou. Ele pediu para que não cometessem o mesmo erro que ele, e que reduzissem o uso de celular na primeira infância de seus filhos.

Yuri Ferreira : Redação Hypeness

Foto:Reprodução/Pexels

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após protestos, prefeitos flexibilizam decretos na Amurel

"Restaurantes e similares seguem até às 22h e comércio abre sábado". O Comitê Especial que analisa a situação de risco da epidemia da Covid-19 na...

ARROIO DO SILVA | Ossada humana é encontrada nas dunas da Praia da Caçamba

No início da tarde deste domingo, dia 12, uma ossada humana foi encontrada enterrada nas dunas da Praia da Caçamba, em Balneário Arroio do...

IÇARA | Boletim Covid-19 do hospital São Donato de Içara

O Hospital São Donato tem 9 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita: LEITOS OCUPADOS NA UTI: 1 - CASOS SUSPEITOS (1):  um homem de Morro da Fumaça, de 48...

LAURO MÜLLER | Localidade de Rio Amaral 1º, está recebendo trabalhos de drenagem

A equipe de Obras da Prefeitura iniciou nesta semana trabalhos de construção do sistema de drenagem na rua Aristides Damiane, estrada geral de ligação...