Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 SW’, passou pelo nosso céu a uma distância de apenas 27 mil quilômetros de nós. Isso é mais perto que, digamos, o caminho da Terra até a Lua (384 mil km) e do que satélites meteorológicos e de TV, que orbitam a quase 36 mil km do planeta.

A rocha passou pela vizinhança às 8h18, no horário de Brasília, a uma velocidade de 27.720 km/h. E as previsões dos astrônomos estavam corretas: não houve risco de colisão com o nosso planeta. Apesar da proximidade com a Terra, infelizmente não foi possível enxergar o objeto espacial a olho nu.

Foi justamente a proximidade com a Terra que mudou o curso da história do ‘2020 SW’. A gravidade do planeta que habitamos modificou a sua rota. O ‘2020 SW’ foi descoberto na semana passada pelo Mount Lemmon Survey, um observatório astronômico que fica no Arizona (EUA). Em tempo, não é raro encontrar asteroides desconhecidos vagando por aí. Para se ter uma ideia, só em setembro, o Minor Planet Center — grupo financiado pela Nasa para monitorar planetas menores, cometas e satélites naturais— descobriu 244 objetos próximos à Terra.

Os cientistas ainda não conseguem dizer com precisão o tamanho exato do asteroide, mas ele não é tão grande. Provavelmente suas medidas ficam em torno dos 4,4 metros e 9,9 metros de comprimento, de acordo com o Cneos (Centro de Estudos para Objetos Próximos da Terra), da Nasa.

Redação Hypeness

Foto: Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS