ARTIGO: Transforme ansiedade em presença

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) — com 9,3% dos brasileiros sofrendo do transtorno, em sua maioria mulheres. Durante o primeiro mês de quarentena no país, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, há indícios que os sintomas deansiedade e depressão duplicaram.

A técnica de meditação conhecida como mindfulness, ou atenção plena, é comprovada em mais de duas centenas de milhares de artigos científicos como eficaz para o combate à ansiedade. “Adversidades são parte da vida e surgirão muitas vezes. Da mesma forma que circunstâncias excelentes também surgirão. Todos fenômenos estão em constante mudança”, diz Renata F. Rocha, especialista em mindfulness e cofundadora do PositivApp, recém-lançado aplicativo brasileiro de meditação, autoconhecimento e bem-estar. Que tal transformar a ansiedade em presença? Veja algumas dicas de Renata a seguir:

  1. Respiração

Sente-se em uma postura confortável, feche levemente os olhos e coloque sua atenção no fluxo da respiração. Perceba o ar entrando e saindo de suas narinas. Perceba com consciência e acolha os efeitos físicos e mentais da sensação de ansiedade em você. No momento da expiração é especialmente proveitoso para gerar mais espaço em sua mente para o aqui e agora. Deixe que a atenção da respiração contínua, porém relaxada e espaçada, estabeleça sua mente no aqui e no agora.

  1. Contemplação

Muitas vezes achamos que nossa felicidade vem de acontecimentos externos. Porém, os acontecimentos externos são sempre impermanentes e não trazem felicidade estável. Mesmo que o futuro seja incerto, proponha-se a cultivar as qualidades da sua mente e do seu coração. Veja se consegue afirmar:

“Aconteça o que acontecer, oferecerei o meu melhor. Melhorarei o que estiver ao meu alcance e não me preocuparei com o que não está ao meu alcance de qualquer forma”.

  1. Processo

Veja se é possível apreciar o processo mais que o resultado. Ao apreciar o processo, você foca no que pode ser feito a cada momento. A ansiedade é a manifestação da dificuldade de estar no momento presente, no aqui e no agora. Reflita sobre questão a seguir:

“Como tudo depende de muitas circunstâncias fora do meu alcance, poderei relaxar algum dia se colocar minha felicidade na dependência de que tudo dê certo?”

Devagar, vá fazendo algumas respirações profundas e suaves, sentindo seu corpo físico e sua mente presentes no aqui e agora. Quando quiser, vá abrindo seus olhos enquanto continua respirando profunda e suavemente.

Essa e outras 200 meditações guiadas, além de masterclasses estão disponíveis em áudios no Positiv App para download gratuito na App Store e na Google Play.  São mais de 40 instrutores de diferentes experiências, como a neurocientista Elisa Kozasa, o médico especialista em Ayurveda José Ruguê, o líder indígena Biraci Yawanawá, o consultor de empresas Edu Farah e o surfista de ondas gigantes Carlos Burle.

Diariamente, no perfil @positivapp no Instagram, Renata F. Rocha recebe um convidado ou convidada especial para um bate-papo e uma meditação guiada durante uma Live, sempre às 8h da manhã, na campanha

#meditacomigo. O objetivo é seguir uma jornada de união pela saúde coletiva e individual. Desde o primeiro dia da campanha, em 19 de março, com a apresentadora Angélica, também instrutora do Positiv, 40 mil pessoas já meditaram com o time do Positiv App.

Sobre Renata F. Rocha

Renata é cofundadora, sócia e co-CEO da Positiv e do Positiv App. Facilita processos de autoconhecimento individuais e em grupo e estudos e práticas de meditação desde 2004. Foi aluna de Jon Kabat-Zinn, diretor da Clínica de Redução do Estresse e do Centro de Mindfulness em Medicina, na Escola Médica do MIT, e de Otto Scharmer, cofundador do Presencing Institute do MIT.  Conduziu durante quase uma década o Grupo de Estudos de Evolução da Consciência e Meditação, em São Paulo, para mais de 8000 participantes. Renata atua como palestrante, mediadora e facilitadora de retiros e encontros entre empresários e líderes humanitários e espirituais, bem como  Learning Journeys para o estudo de Mindfulness, Felicidade e Bem-estar. Coach de vida e propósito, busca estreitar a distância entre culturas e saberes, entre a mente e o coração.

“Renata F. Rocha, especialista em mindfulness e cofundadora do Positiv App, ensina uma técnica para aliviar as angústias da ansiedade e se concentrar na respiração”

 Sobre o Positiv App

Aplicativo brasileiro de meditação lançado em março de 2020, o Positiv App traz dezenas de cursos de autoconhecimento e mais de duas centenas de práticas guiadas para ajudar todo mundo a meditar: quem quer aprender, os que precisam de um incentivo para praticar mais e também aqueles que já têm a meditação como hábito. O PositivApp tem entre os seus guias mais de 40 profissionais renomados e professores de diversas culturas, escolas e tradições – do instrutor de Mindfulness com certificação internacional ao cacique indígena que vive no coração da Amazônia. São muitas vozes direcionando para um único silêncio. O Positiv App está disponível na Google Play e App Store.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MUNDO | Diana: a princesa do povo que se tornou também ícone fashionn

Lady Di (1961 – 1997) construiu um legado ao longo de sua vida que poucas personalidades no mundo conseguiram alcançar. O título de ‘princesa do...

Funerária Zapelini informa o falecimento do jovem Renan Estevão Medeiros

Faleceu hoje (28) no hospital de Criciúma as 14:00hs com a idade de 27 anos o jovem Renan Estevão Medeiros Deixa a esposa, uma filha,...

Ministério da Saúde não prevê vacinar toda a população contra a covid em 2021

Nem todos os brasileiros devem ser vacinados contra a covid-19 em 2021. O Ministério da Saúde informou nessa 6ª feira (27.nov.2020) que a prioridade...

Meu CPF simplifica serviços on-line junto a Receita Federal

Visando o aumento significativo na demanda por atendimento para obter serviços relacionados ao CPF nas unidades físicas, a Receita Federal lançou no site uma...