Araranguá | Mutirão de colonoscopia na prevenção ao câncer de intestino na cidade

om o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer do intestino é que o médico Rafael Ostermann, em apoio a campanha Setembro Verde, promove mutirão de colonoscopia em Araranguá, para desafogar a demanda reprimida na região. Desde julho já foram realizados mais de 200 exames, totalmente gratuitos. A expectativa é realizar até o final de setembro, 300 colonoscopias.

O câncer de intestino é o único que pode ser prevenido com um exame. A Campanha Setembro Verde é promovida pelas Sociedade Catarinense de Coloproctologia – SCCP, pela Sociedade Catarinense de Gastroenterologia – SCG e pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC – SOBED-SC.

De acordo com médico especialista em cirurgia digestiva, Rafael Ostermann, este tipo de ação é importante para conscientizar as pessoas e identificar precocemente os tumores. “Percebemos um aumento representativo na incidência entre adultos jovens, por isso é importante fazer os exames preventivos. O câncer colorretal é altamente curável quando diagnosticado precocemente”, adverte Rafael.

O câncer de colorretal já figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e  homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Um dado preocupante vem gerando alerta: o aumento do número de casos em pessoas cada vez mais jovens. E esse movimento é justamente para alertar a sociedade sobre as formas de prevenção e diagnóstico da doença. Recentemente tivemos a morte precoce do ator Chadwick Boseman, de 43 anos e reforça a necessidade da queda do tabu para a realização do exame de colonoscopia.

“O câncer colorretal é altamente curável, especialmente quando diagnosticado cedo, por isso é importante a realização de exames periodicamente. Nos casos precoces, o tratamento pode ser feito por colonoscopia. A cirurgia, associada algumas vezes à quimioterapia e radioterapia, é usada como tratamento nos casos mais avançados. Os exames são indicados a partir dos 50 anos”, explica o médico Rafael Ostermann.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, é o terceiro tipo de câncer que mais mata pessoas no mundo. Desenvolve-se gradativamente por uma alteração nas células, que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Por esse motivo, a detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo é diagnosticado, maiores são as chances de cura da doença.

Dados do INCA apontam a estimativa de 40.990 novos casos, em 2020, de câncer em SC, sendo 20.520 homens e 20.470 mulheres. Quando analisamos os números de câncer de intestino para SC, chegamos a projeção de quase 2.400 novos casos, apenas esse ano.

Os sintomas mais comuns associados ao câncer de intestino são: sangue nas fezes, mudanças recentes nos hábitos intestinais, sensação de evacuação incompleta associada a cansaço e fadiga e dores abdominais.

Atenção, pois o câncer colorretal pode se desenvolver silenciosamente por um tempo, sem apresentar sintomas. Em Santa Catarina serão realizadas diversas ações com o objetivo de disseminar informações e desmistificar a prevenção do câncer de intestino e toda a agenda pode ser acessada https://campanhasetembroverde.com.br/

Esta informação tem o Apoio Comunicação + Eventos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segundo bazar beneficente acontece dia 19 de dezembro no Mar Grosso

A segunda edição do bazar beneficente promovido pela lagunense e digital influencer Ana Letícia Buss, já tem data e local confirmados para ocorrer em Laguna. Depois do...

LAURO MÜLLER | Prefeitura decreta luto pela morte de ex-prefeito

O Governo de Lauro Müller decreta nesta quarta-feira (25) luto oficial de três dias pela morte o ex-prefeito Suvenir Dal-Bó, ocorrida hoje. Em sinal...

ARGENTINA | Diego Maradona morre aos 60 anos

Diego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira, 25, ao 60 anos. O ídolo argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, na região de...

Monitoramento registra morte de oito tartarugas em um único dia

Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registraram na manhã desta terça-feira, 24, oito óbitos de tartarugas no trecho percorrido...