MUNDO | Arábia Saudita nomeia mulheres para cargos importantes

Autoridades sauditas anunciaram neste domingo a nomeação de 10 mulheres para cargos importantes nos dois principais locais sagrados do islã, um passo destinado a reforçar o papel da mulher no país ultraconservador do Golfo.

A nomeação de mulheres para cargos de responsabilidade nas instituições religiosas é pouco comum no reino petroleiro, que, por longo tempo, manteve as mulheres afastadas do mercado de trabalho. Foi apenas em 2016 que esta situação começou a mudar.

A presidência geral para os assuntos relacionados às duas mesquitas sagradas de Meca e Medina anunciou hoje a nomeação de 10 mulheres em diferentes departamentos, principalmente administrativos e técnicos, uma medida destinada a “empoderar sauditas altamente capazes e qualificadas”, diz o comunicado.

As duas mesquitas sagradas haviam recrutado 41 mulheres para cargos de liderança em 2018, segundo a imprensa local. Atualmente, há diretoras de bancos, presidentes de empresas, guardas de fronteira e policiais, entre outras ocupações.

No terceiro trimestre de 2019, mais de 1 milhão de sauditas trabalhavam, ou 35% da população economicamente ativa do país, embora as mesmas representem também 84% dos solicitantes de emprego. Além de trabalhar, as sauditas podem atualmente dirigir e tirar passaporte sem a necessidade de autorização de um tutor masculino.

O reforço dos direitos das mulheres ocorre há quatro anos, por determinação do príncipe herdeiro, Mohamed bin Salman, dentro de seu plano Visão 2030, que pretende diversificar a economia do reino, para pôr fim à sua dependência do petróleo.

Apesar dos avanços, o príncipe é muito criticado por ONGs, devido à repressão crescente a vozes discordantes, como as de militantes que, por lutarem pelo direito a dirigir, foram presas e torturadas, segundo pessoas próximas.

bur-ac/feb/vg/af/dga/lb

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende quase 70 kg de maconha em Criciúma

Por volta das 15h, na Avenida dos Imigrantes, bairro Vila Isabel, em Criciúma, na quinta-feira, 17, ocorreu mais uma prisão por tráfico de drogas....

Semana Nacional de Trânsito inicia em todo o país

A Semana Nacional de Trânsito, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e...

As fotos inusitadas do fotógrafo japonês especialista em gatos de rua

Estamos acostumados a ver ensaios de gatinhos e cachorros em nossa timeline. Fantasiados, em meio à natureza ou abraçados com seus donos, eles sempre costumam ser...

Polícia Civil cumpre buscas e realiza prisão em investigação sobre furtos com o uso de “chapolin”

A Polícia Civil realizou na sexta-feira (18) a Operação "Não Contavam com Minha Astúcia". Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um...