Aprovado projeto que institui Comissões Permanentes para o ano de 2021

A primeira Sessão ordinária de 2021 da Câmara de Vereadores de Orleans ocorreu nesta segunda-feira, 1° de fevereiro, com início as 19h sob presidência da Vereadora Mirele Debiasi. Também participaram da sessão o Prefeito Municipal e o Secretário de Saúde do município, ambos manifestara-se na tribuna.

O primeiro a pronunciar-se foi o prefeito Jorge Koch, que mencionou os recursos que serão repassados as entidades que prestam serviços para a comunidade.  Destacou alguns pontos do planejamento para o ano de 2021, incluindo a construção da Escola Santos Sprícigo, no Bairro Alto Paraná. A construção, segundo Koch, terá três andares e atendera cerca de 250 alunos.

O gestor Jorge Koch destacou a importância das mulheres na Câmara de Vereadores e enalteceu a importância da união da experiência com a juventude. Mencionando vereadores experiente e mais jovens que compõem os eleitos para este mandato.

O segundo a manifestar-se na tribuna livre foi o secretário de saúde Murilo Debiasi Ferrareis, que comentou sobre a pandemia e apresentou números de casos do munícipio até o momento e também comentou sobre vacinação no município.

Orleans registrou 2.874 casos de Covid -19 nesta segunda feira, foram registados seis casos e um óbito, chegando assim a 29 vidas perdidas para a doença em Orleans. Atualmente, 40 pessoas estão em tratamento domiciliar.

O secretário também explicou quem pode receber a vacina e como a vacinação está ocorrendo em Orleans. Sobre a segunda dose da vacina, o secretário destacou que o Estado realizará a entrega durante essa semana.

Murilo também apresentou os dados do Centro de Triagem e ressaltou a mudança de horário de atendimentos que ocorre a partir dessa segunda-feira (1).

Ele também comentou que a Secretária lançou o Projeto Movimenta-se, que contará também com vídeos.  O secretário também respondeu as dúvidas dos vereadores.

No auditório membros de diversos segmentos da sociedade, entre eles a presença de membros da rede feminina. Acompanhe a manifestação do prefeito e do Secretário de Saúde no vídeo em anexo:

Na ordem do dia foi votado e aprovado

O projeto de resolução nº 0001/2021″dispõe sobre a constituição das comissões legislativas permanentes da Câmara de vereadores de Orleans para o ano de 2021 e dá outras providencias.”

Segundo o projeto e de acordo com o regimento Interno da Câmara de Vereadores de Orleans, ficam instituídos como membros das Comissões Permanentes, para o ano de 2021.

Confira a formação das Comissões

Comissão de Redação, Legislação e Justiça:

Presidente: VEREADOR OSVALDO CRUZETTA

Relator: VEREADOR GABRIEL BIANCO

Membro: VEREADORA MARLISE ZOMER

Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município:

Presidente: VEREADOR LUIZ CRISTÓVÃO CROCETA

Relator: VEREADLOR EUCLÍDES PILON

Membro: VEREADOR PAULO CANEVER

Comissão de Transportes, Comunicação, Obras e Serviços Públicos:

Presidente: VEREADOR EUCLÍDES PILON

Relator: VEREADOR VALTER ORBEN

Membro: VEREADOR PEDRO JOÃO ORBEM

Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social:

Presidente: VEREADORA MARLISE ZOMER

Relator: VEREADOR RODINEI PEREIRA

Membro: VEREADORA MAIARA DAL PONTE MARTINS

Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio:

Presidente: VEREADOR PAULO CANEVER

Relator: VEREADORA MAIARA DAL PONTE MARTINS

Membro: VEREADOR GABRIEL BIANCO

Fizeram uso da tribuna os vereadores Euclides Pilon, Gabriel Bianco, Luiz Cristóvão Crocetta, Maiara Dal Ponte Martins, Marlise Zomer, Osvaldo Cruzetta, Paulo Canever, Pedro João Orbem, Rodinei Pereira, Valter Orbem e Mirele Debiasi.

Projetos que tramitam na casa legislativa 

Na casa legislativa tramitam dois projetos de lei de autoria do executivo o PE Nº 0001/2021 que visa autorizar o município a firmar termo de fomento com a Rede feminina   e PE Nº 0002/2021 que visa autorizar o executivo a instalar bar no Ginásio Homero de Miranda Gomes 0002/2021.

De autoria da Vereadora Mirele Debiasi tramita o o PROJETO DE LEI PL Nº 0001/2021 o Projeto Vereador Mirim, tem o intuito de despertar o exercício da cidadania entre os jovens, além de aproximar o Legislativo da população. Em parceria com as escolas, a Câmara oportunizará aos alunos momentos de participação em diversas atividades durante o ano, para assim conhecer o papel da Câmara, levando informações úteis aos alunos, e por extensão à comunidade sobre o funcionamento, finalidade e importância do Legislativo Municipal de Orleans.

O Projeto permitirá ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que se vive, contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capaz de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade.

E ainda PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 0001/2021 que tem por finalidade a comissões legislativas permanentes da câmara de vereadores de Orleans para o ano de 2021 e dá outras providencias.”  E o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 0002/2021 que tem como objeto promove alteração do artigo. 27 da lei orgânica do município de Orleans, (lei promulgada 001 de 11 de novembro d 2019), que extingui o período de recesso de 15 de julho à 01 de agosto e dá outras providências.

Nas correspondências recebidas o Secretário de Agricultura encaminhando relatório do Programa Porteira Adentro, referente os meses de outubro, novembro e dezembro/2020.

Confira a sessão completa:

Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS