Após protestos, prefeitos flexibilizam decretos na Amurel

“Restaurantes e similares seguem até às 22h e comércio abre sábado”.

O Comitê Especial que analisa a situação de risco da epidemia da Covid-19 na Amurel se reuniu neste sábado (11) e decidiu novas medidas para alinhar os decretos que começarão a vigorar a partir desta segunda-feira (13) nos 18 municípios. Segundo o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, os prefeitos, por unanimidade, decidiram acatar parcialmente as recomendações do comitê e irão flexibilizar algumas medidas.

“Não vimos um risco maior na extensão do horário de algumas atividades, tendo em vista o fato de precisarmos manter a sobrevivência de alguns dos setores. Então, decidimos flexibilizar alguns horários e medidas que tinham sido anteriormente propostas”, informou Rosenvaldo, uma hora antes de sua Secretaria de Saúde divulgar a ocorrência de mais 18 pacientes infectados pela Covid-19 em Imbituba. 

Destes novos casos, 10 foram confirmados por teste rápido e oito pelo Laboratório Central (Lacen), de Florianópolis. Além disso, 16 destes casos contraíram a doença por transmissão comunitária, e os outros dois por contato com outras pessoas próximas positivadas. Agora, o município contabiliza 484 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia.

As flexibilizações foram divulgadas 24 horas depois de empresários de Tubarão realizaram uma carreata para cobrar a prefeitura sobre as novas medidas impostas sobre bares e restaurantes na cidade e na região que antes definiam que bares e restaurantes só poderiam funcionar, de segunda-feira à sexta-feira, até as 20h. Já nos finais de semana, os estabelecimentos não poderão abrir. Escoltados por uma viatura da PM, o carro da frente levava uma faixa onde estava escrito: “Os comércios noturnos não são responsáveis pela propagação do novo coronavírus”. Por alguns minutos, a carreata realizou um buzinaço, inclusive próxima ao hospital Nossa Senhora da Conceição, também, interrompendo o fluxo do trânsito na Avenida Marcolino Martins Cabral, como forma de protesto.

Conforme Rosenvaldo, que é médico há 19 anos, restaurantes, lanchonetes e similares poderão continuar a funcionar até as 22h, assim como a retirada no balcão. O comércio poderá abrir de segunda-feira a sábado até meio-dia, inclusive os supermercados, estes no sábados também no período da tarde.

“São medidas bastante delicadas e difíceis para nós todos, os prefeitos têm se reunido, conversado amplamente, pois temos que conciliar o combate à epidemia com a sobrevivência econômica de alguns setores. A medida ideal, a dose certa, não está escrita em lugar algum. Estamos aprendendo, tanto em nossa região como em qualquer lugar do mundo. Estamos tomando as medidas naquilo que acreditamos ser o melhor, salvar vidas e a situação econômica da população. São decisões amargas que acabam trazendo dificuldade para todos”, ponderou.

Na próxima quarta-feira haverá uma nova reunião e divulgação da situação da pandemia na Amurel. Segundo Rosenvaldo, esse panorama poderá definir novas diretrizes.

“Se tivermos um retrocesso, é possível que tudo possa voltar a funcionar, caso contrário não. Tudo dependerá da situação dos próximos dias”, reitera o gestor, que recomenda que todas as normas recomendadas pelos órgãos de saúde devam continuar a serem seguidas, rigorosamente.

Com informações do site: A Hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Artigo | Enfrentando o luto diante da pandemia

A perda de um ente querido já é dolorosa por si só, e diante dessa pandemia, ao passarmos pelas etapas sem velório e funeral,...

Confira agora o seu horóscopo personalizado agora

LUIZ HENRIQUE (48) 99623-6232 (Whats) Presencial/Online Desenvolvimento e estudo na Arte Oracular: Tarô; Astrologia; Constelação Arquetípica; Numerologia; boaastrologia@gmail.com O CAMINHO DOS ASTROS 56 O Mundo Invertido “Toda transformação interior resulta em...

Espaços culturais recebem recursos da Lei Aldir Blanc em Forquilhinha

Os responsáveis pelos espaços culturais vão receber recursos da Lei Aldir Blanc em Forquilhinha. O termo de concessão do subsídio emergencial foi assinado nesta...

Funerária Zapelini informa o falecimento do Sr. Fortunato Olívio Burato

Faleceu ontem dia (28) ás 16:00 no hospital São José de Criciúma aos 77 anos o senhor Fortunato Olívio Burato, deixa esposa, 3 filhos,...