InícioNotíciasAniversário da Ponte Hercílio Luz reúne centenas de pessoas ao som da...

Aniversário da Ponte Hercílio Luz reúne centenas de pessoas ao som da Camerata Florianópolis

Centenas de pessoas se reuniram para celebrar os 96 anos da Ponte Hercílio Luz, nesta sexta-feira (13), ao som da Camerata Florianópolis. Além do governador Carlos Moisés, prefeitos e deputados estaduais e federais participaram do evento.

Com agenda organizada pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura), o descerramento da placa — realizado pelo governador — simboliza a reforma da ponte.

Além das autoridades, muitos moradores com histórias de vida ligadas à ponte marcaram presença.

A dona Anilda Lobo, de 85 anos, lembra de quando era adolescente e andava a pé pela ponte para estudar no bairro Estreito.

“Eu passei muitas vezes por essa ponte a pé. Eu com amigas rindo, brincando, felizes. Porque essa ponte nos traz muito disso para mim. Muitas recordações. Porque era aquela época boa de mocidade, né? Sempre alegre”, afirma.

Centenas de pessoas se reuniram para celebrar o aniversário da ponte – Foto: Luis Gustavo Debiasi/NDCentenas de pessoas se reuniram para celebrar o aniversário da ponte – Foto: Luis Gustavo Debiasi/ND

O prefeito Topázio Silveira Neto também recorda como a Velha Senhora fez parte de sua infância.

“Minha primeira memória da ponte é ouvindo o barulho das madeiras que eram o trilho da ponte. Eu devia ter 5, 6 anos. A segunda memória era passando com meu avô de mãos dadas pela calçada da ponte, isso nos anos 60”, lembra o prefeito.

Para ele, a ponte representa mais do que um monumento histórico. “Ela representa essa reunião das pessoas nos finais de semana, nos feriados, todas as famílias. Acho que esse esse momento que a cidade vive tem muito a ver com a Ponte Hercílio Luz”, completa.

Após a cerimonia, a Camerata Florianópolis apresentou o espetáculo Tributo à Música Popular Brasileira, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca.

“Essa ponte ela simboliza a nossa casa. Quando a gente chega de viagem, olha aquela ponte, dá aquela sensação, aquela nostalgia, né? E homenagear a ponte no dia do aniversário dela é mais uma emoção muito forte aí no coração de todo mundo”, destaca o maestro

Ao som da Camerata Florianópolis foi celebrado o aniversário da Ponte Hercílio Luz – Vídeo: Luis Gustavo Debiasi/ND

O trânsito no local foi desviado a partir das 8h, para que a população pudesse transitar pelo evento e visitar a “aniversariante”, com direito a um bolo de aniversário. A travessia entre Ilha e Continente será feita apenas pelas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. Por volta das 13h15, o trânsito foi normalizado.

ND

Foto: Leo Munhoz/ND