InícioNotíciasAmeaça de ciclone com ‘força atípica’ deixa SC em alerta em semana...

Ameaça de ciclone com ‘força atípica’ deixa SC em alerta em semana de frio intenso

frio esperado para a próxima semana já deve estar fazendo muitos moradores de Santa Catarina prepararem casacos e cobertas. Mas além das baixas temperaturas, a passagem de um ciclone com características incomuns também deve marcar os próximos dias no Estado.

De acordo com a Metsul Meteorologia, um ciclone deve avançar do mar em direção ao continente entre a terça (17) e a quarta-feira (18), deixando em alerta os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pela previsão de ventos muito fortes e rajadas intensas por horas.

Apesar de os ciclones serem comuns nesse período, o esperado para esta semana apresenta características atípicas, pois vai se deslocar do mar para o continente, trajetória oposta a dos ciclones na região.

O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall explica que a trajetória do ciclone pelo continente ainda não está definida. “Dependendo do caminho que percorrer este sistema, os impactos podem ser menores ou graves”, destaca.

Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu alerta para a ocorrência de rajadas de vento de até 100 km/h a partir de segunda-feira (16), principalmente para as áreas do Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Já a partir de quinta-feira (19), quando o ciclone passa a se afastar do continente, o mar deve ficar agitado e com risco de ressaca.

Baixas temperaturas e chance de neve marcam a semana

Além do ciclone, a próxima semana também terá a presença de uma intensa massa de ar frio em Santa Catarina, o que deve baixar as temperaturas em todo o Estado entre segunda (16) e sexta-feira (20).

“Em regiões mais altas, como Urupema e Bom Jardim da Serra, as temperaturas podem chegar a -8°C”, destaca Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.

Há possibilidade de neve nesta semana em Santa Catarina – Foto: Felipe Bottamedi/NDHá possibilidade de neve nesta semana em Santa Catarina – Foto: Felipe Bottamedi/ND

E quem quer ver neve, pode ter a oportunidade nesta semana, caso a umidade também contribua: “o indicativo é de que ela ocorra entre terça e quarta, no Planalto Sul catarinense, mas ainda é cedo para confirmar”, explica a meteorologista.

NDMais
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim