Altos Montes: a Serra Gaúcha de um jeito que você ainda não conhece

“Rota reúne tradição, gastronomia e lazer na região”.

Localizada entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a região dos Altos Montes guarda mais do que características geográficas únicas da serra gaúcha. O local, além de possuir uma paisagem de encher os olhos, é conhecido pela excelência na produção de uvas e vinhos premiados em todo o mundo.

Pensando nisso, em janeiro de 2002 a Rota dos Vinhos dos Altos Montes foi fundada, oferecendo cultura, conhecimento e lazer para os turistas que desejam conhecer a região. A experiência enoturística é enriquecedora para os apreciadores de vinhos, possibilitando a integração com o universo em meio à tradição dos dois municípios. A região também oferece atrativos complementares em ecoturismo e turismo de aventura.

Confira abaixo alguns atrativos da região.

  • Vinhos dos Altos Montes – O ponto alto da região, é claro, são os bons vinhos. Quem passa pelos municípios pode aproveitar visitas, degustações e até experiências enogastronômicas completas. A Rota dos Vinhos dos Altos Montes é composta por dez vinícolas, cada uma com seu atrativo próprio. São elas: Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Casa Venturini, Vinícola Panizzon, Vinhos Viapiana, Valdemiz Vinhos Finos, Vinícola Mioranza, Fante Indústria de Bebidas, Vinícola Luiz Argenta e Boscato Vinhos Finos.
  • Complexo Belvedere Sonda – Em Nova Pádua, o Belvedere Sonda é um complexo com espaços de lazer e alimentação, onde é possível ter uma visão privilegiada do Rio das Antas, a mais de 450 metros de altitude. Além de poder fazer uma refeição com essa vista, no local, ainda é possível explorar trilhas, rafting e rapel.
  • Mirante Gelain – Em Flores da Cunha, o mirante está a 650 metros do nível do mar e 420 metros do nível do Rio das Antas. No local é possível fazer uma parada para lanche ou até acampar, apreciando a bela vista do vale. A estrutura inclui banheiro com chuveiro quente, ducha externa, wi-fi, churrasqueira, área verde e mesas com bancos.
  • Campanário da Matriz – O Campanário é um dos monumentos históricos de Flores da Cunha. Possui quatros relógios, fabricados em 1948 e instalados em 1950, com mostradores de 3 metros de diâmetro. Quem fizer uma parada para tirar fotos nesse ponto, também pode aproveitar para conhecer o centro charmoso da cidade.
  • Igreja Matriz – Igreja Matriz é um dos pontos históricos de Nova Pádua. À frente dela estão a Praça Dom Júlio Scardovelli e ao lado a Praça da Matriz. Localizada no centro da cidade, também é uma ótima opção de passeio a ser feito a pé, com uma parada para tirar fotos.
  • Cascata Bordin – Em Flores da Cunha, há também opções de trilhas, como a da Cascata Bordin. Ela proporciona contato direto com a mata virgem, o paredão de 130m de altura, a queda d’água e a vista privilegiada para o vale do Rio das Antas.

Além das opções em hotelaria e gastronomia local, por serem localizados a 15km de Caxias do Sul, uma das maiores e mais desenvolvidas cidades do Estado, os Altos Montes também estendem ainda mais sua estrutura receptiva para mais de 40 opções de hotéis e 1 mil restaurantes.  Confira opções de roteiros completos e mais informações no site www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

Colaboração: Niágara Braga – Usina de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertas as inscrições para pedido da renda emergencial da Lei Aldir Blanc em Lauro Müller

Trabalhadores da área da cultura que foram afetados pela pandemia da Covid-19, em Lauro Müller, já podem se inscrever para solicitar a renda emergencial...

LAGUNA | Após manifestações no Sul do Estado, trabalhadores do setor de eventos têm encontro na Capital

Após realizarem uma manifestação no fim da tarde desta sexta-feira, em Laguna, trabalhadores, empresários e entidades do setor de eventos irão voltar a se reunir, dessa vez em...

Senar promove 173 treinamentos gratuitos em outubro no Estado

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado...

Presos mandante e executor de homicídio em Jaguaruna

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Jaguaruna, cumpriu mandado de prisão preventiva na manhã desta sexta-feira (25) contra...