Agroindústrias seguem medidas sanitárias

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) mudou a rotina dentro das agroindústrias que estão seguindo normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar a disseminação da doença. Os médicos veterinários estão orientando os proprietários destes estabelecimentos para que cumpram as medidas sanitárias. No caso das pequenas agroindústrias que comercializam diretamente seus produtos ao consumidor final, nas regiões onde isso é possível, as recomendações são relativas ao distanciamento, equipamentos de proteção individual (EPIs) e higiene pessoal.

O vice-presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), Ricardo Capelli, lembra que neste momento toda a cadeia de alimentos, da produção até a entrega ao consumidor, é considerada uma atividade essencial. O dirigente destaca algumas medidas divulgadas pela Anvisa que têm como foco principal a prevenção da transmissão pessoa a pessoa.

Entre elas, estão a adoção de estratégias que permitam a identificação imediata de casos suspeitos e o afastamento do ambiente de trabalho; assim como o espaçamento físico entre os funcionários ou colaboradores, atendendo as recomendações de separação mínima de um metro, mas quando não for possível devem ser reforçadas práticas de higiene eficazes para reduzir a chance de disseminação do vírus. A empresa também pode avaliar a possibilidade de aumentar os turnos de trabalho, reduzindo o número de funcionários em cada um.

A Anvisa alerta ainda para a higienização das mãos, roupas, sapatos, EPIs, além do próprio ambiente, dos equipamentos e utensílios.  Em relação ao uso de luvas e máscaras, nota técnica da Agência afirma que não é obrigatório. A conduta ideal em estabelecimentos de alimentos é a correta e frequente lavagem das mãos e caso seja adotada a utilização de máscaras caseiras entre os colaboradores, é fundamental seguir as orientações sobre a confecção, uso, troca e higienização das mesmas.

Por: AGROLINK COM INF. DE ASSESSORIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quase 150 redes ilegais são apreendidas no complexo lagunar

Uma operação realizada nesta sexta-feira, 18, pela Polícia Militar Ambiental (PMA), de Laguna, com apoio da corporação de Florianópolis, resultou na retirada de 142...

Treviso | Promove o Dia D Testagem para Covid-19 hoje sábado 19

A Secretaria de Saúde de Treviso vai promover o Dia D Testagem para Covid-19, neste sábado, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Todos os moradores, devidamente...

O Mineiro de carvão do distrito de Guatá, homenageado pela sua coragem e bravura…

Esta homenagem está localizada na praça de entrada do distrito de Guatá em Lauro Müller desde 2013, gestão do prefeito  Fabrício.

Educação: Os números do Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 revela que o Brasil continua perdendo a corrida educacional. Elaborado a cada dois anos...