Aconteceu primeira reunião de implantação do ‘Espaço de Memória da Apolsca’

A Associação dos Descendentes de Poloneses das Encostas da Serra Catarinense – Apolsca, localizada na comunidade de Chapadão, em Orleans, recebeu da Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, o valor de R$ 20.000,00, no mês de maio, para a criação do ‘Espaço de Memória do Chapadão’.

Na noite de terça-feira (29/06), ocorreu a primeira reunião de implantação do referido espaço, com a participação do presidente da Associação, Luiz  Gaizinski Slachta, do Secretário de Administração, Jair Henrique de Souza Wagner, da diretora do Departamento de Cultura, Dra Andréa Debiasi, do diretor do Departamento de Turismo, Leomar Brugnara, dos técnicos da Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, Valdirene Böger Dorigon e Idemar Ghizzo, responsáveis pelo projeto e do Sr. Cláudio Machado.

Foi apresentada a proposta de criação do espaço e as etapas de elaboração, enfatizando que o objetivo é estruturar uma linha do tempo, a qual demonstrará as diferentes características culturais da etnia polonesa, bem como das demais que colaboraram no desenvolvimento do Chapadão.

A próxima etapa consistirá em explanar o projeto à comunidade, a fim de acolher sugestões e colaborações na concretização do espaço.

Ao final da reunião, o grupo foi recepcionado na residência do Sr. Luiz, sendo agraciado por um jantar tipico  polonês, especialmente preparado por sua esposa, Dilene Mattei Slachta e sua filha, Monique Mattei Slachta que, juntos, foram explicando detalhadamente cada prato preparado e a relação com a tradição familiar da cultura polonesa.

Edivaldo Lubavem : Assessoria de Comunicação Prefeitura de Orleans

ÚLTIMAS NOTÍCIAS