A meditação como ferramenta para manter a paz interior

Encontrar um momento de paz interior pode ser bastante desafiador para muitas pessoas que estão acostumadas a se sentirem incomodadas pelos ruídos da mente e que raramente experimentaram um momento de tranquilidade.

Pode parecer até utópico mas não é, todas as pessoas tem condições de experimentar o prazer do silêncio, da mente limpa ou com poucos ruídos, sem o estresse rotineiro dos pensamentos.

Somos seres pensantes, o tempo todo os pensamentos invadem a nossa mente, vivemos com o foco no passado revisitando fatos que já passaram, ou no futuro, sonhando e sofrendo com momentos que ainda não vivemos. O tempo todo algo ocupa a nossa mente, muitas vezes pensamentos bons que nos proporciona sensações de prazer e em outros momentos pensamentos ruins e negativos que causam ansiedade.

A grande maioria das pessoas vivem no automático e nem se dão conta de que estão respirando durante o dia, nem percebem as belezas da vida, podem ver, mas não usufruem da beleza e da sensação de gratidão e amor que a vida proporciona.

O processo de consciência inicia quando praticamos pequenos momentos de silêncio e meditação, pois são essas ferramentas simples e acessíveis que nos possibilitam trazer a presença e assim diminuir os pensamentos invasivos.

Iniciamos um processo de conexão com nós mesmos, atentos às experiências do corpo, da mente e com tudo ao nosso entorno. Nos ajuda a gerenciar melhor as nossas dificuldades, estaremos mais focados e atentos e isso facilita com que possamos olhar sob novas perspectivas.

Escolher onde colocaremos a nossa atenção para assim receber informações das quais alimenta a nossa alma, proporcionando bem-estar e muita tranquilidade interna.

Por Lucianakotaka/O Estadão

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo...

MUNDO | Sobrinho de Pablo Escobar encontra R$ 100 milhões em antigo apartamento do tio

Pablo Escobar foi morto há 27 anos, mas a história de um dos maiores narcotraficantes do mundo ainda ecoa. Um sobrinho que mora em...

11º RPM apresenta números das fiscalizações contra a Covid-19

Nestes mais de seis meses de ações contra a Covid-19, a 11ª Região da Polícia Militar (RPM), que é responsável pelo policiamento nas cidades...

Coronavírus aumentou casos de dentes quebrados e dentistas falam em estresse

Desde o começo da pandemia do coronavírus, você já deve ter ouvido alguém comentar sobre dor nos dentes. Aliás, é possível que você mesmo...