A Lua está perdendo o brilho e a culpa é da relação tóxica com a Terra; entenda

Lua está perdendo o brilho e a causa está diretamente relacionada com a Terra. Cientistas descobriram ferrugem na superfície lunar, não por acaso, do lado mais próximo ao nosso planeta. Acontece que a hematita, uma forma comum do óxido de ferro, só é formada na presença de água e oxigênio, gás inexistente no satélite natural.

Como explica o site “DesignTAXI“, o lado onde o óxido de ferro foi encontrado em maior quantidade na Lua é o que está mais perto da Terra, logo também é o que está mais perto da atmosfera terrestre, que, por sua vez, é composta por oxigênio e outros gases.

O pesquisador Shuai Li, da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, e sua equipe estudaram dados recolhidos pelo orbitador Chandrayaan-1, da Organização de Pesquisa Espacial Indiana, e concluíram que a rocha nos pólos lunares apresentava uma composição diferente de outras partes da Lua.

Em seguida, ele consultou mais cientistas e o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) para a confirmação dessa composição e publicou as observações de sua equipe no jornal “Science Advances”. “No início, eu não acreditei totalmente”, disse Abigail Fraeman, cientista do JPL,  ao site da “NASA“. “Não deveria existir [ferrugem] com base nas condições presentes na Lua.”

O orbitador Chandrayaan-1 também detectou gelo de água na Lua anos atrás, completando os ingredientes necessários para a formação de ferrugem. No entanto, ele foi encontrado apenas em pequenas quantidades nas crateras lunares no lado oposto do satélite natural, longe de onde a hematita foi descoberta.

De acordo com os cientistas envolvidos no estudo, é possível que as partículas de poeira que circulam na Lua carreguem moléculas de água do outro lado do astro e as misturem com o ferro da superfície lunar e também com o oxigênio da Terra. Segundo Li, o fenômeno pode ter ocorrido durante o passar de bilhões de anos e nada tem a ver com negligência ou falhas da humanidade.

Redação Hypeness

Foto: Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertas as inscrições para pedido da renda emergencial da Lei Aldir Blanc em Lauro Müller

Trabalhadores da área da cultura que foram afetados pela pandemia da Covid-19, em Lauro Müller, já podem se inscrever para solicitar a renda emergencial...

LAGUNA | Após manifestações no Sul do Estado, trabalhadores do setor de eventos têm encontro na Capital

Após realizarem uma manifestação no fim da tarde desta sexta-feira, em Laguna, trabalhadores, empresários e entidades do setor de eventos irão voltar a se reunir, dessa vez em...

Senar promove 173 treinamentos gratuitos em outubro no Estado

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado...

Presos mandante e executor de homicídio em Jaguaruna

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Jaguaruna, cumpriu mandado de prisão preventiva na manhã desta sexta-feira (25) contra...