A história do sobrado que resiste à verticalização em São Paulo

Em 1994, quando decidiu abrir seu consultório odontológico, foi natural para o dentista Eduardo Inada transformar o antigo sobrado onde viveu desde a infância com a família no bairro do Alto da Lapa, em São Paulo, em seu local de trabalho. Com dois andares e 100 metros quadrados, o local era perfeito para receber seu consultório – cerca de 11 anos depois, no entanto, as coisas começaram a mudar literalmente a seu redor: uma construtora comprou as 20 casas em torno de seu sobrado para construir um condomínio. Inada, porém, decidiu não vender a casa, e resistiu às investidas da construtora, que seguiu em frente e levantou o imenso complexo residencial The Gold em volta do consultório.

A história do sobrado que resistiu à especulação imobiliária foi recentemente desvendada pela Revista Veja São Paulo. O dentista garante que sempre esteve disposto a negociar, mas que só sairia dali para um lugar melhor, visto que seu ponto era bom, a casa era perfeita e seus pacientes já conheciam seu consultório. Segundo seu relato, a construtora Gafisa só ofereceu o valor do terreno, e por isso ele jamais considerou aceitar a proposta. Finalmente inaugurado em 2008, o condomínio The Gold possui apartamentos de até 574 metros quadrados, hoje avaliados em cerca de 4 milhões de reais.

Naturalmente que manter sua casa como um anexo do condomínio não é simples – e o período de construção foi um pesadelo para Inada e seus pacientes. Atualmente a proximidade com a piscina do condomínio ameaça a casa com infiltrações e outros problemas. A batalha na justiça segue desde a abertura do condomínio, e recentemente ficou decidido que a construtora deveria indenizar o dentista por prejuízos obtidos a partir da construção. Ainda assim, Inada pretende seguir sua vida, gozando da comodidade e da segurança do bairro em seu endereço de trabalho – como se nada estivesse acontecendo ao seu redor.

Vitor Paiva : Redação Hypeness

© foto: Veja SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS