9ª RPM/Fron completa 14 anos de criação

Na última terça-feira, 14, a 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira (RPM/Fron), de São Miguel do Oeste, completou 14 anos de criação. Em 2007, o então governador do Estado, Luís Henrique da Silveira, assinou o decreto de criação e implantação da unidade durante solenidade ocorrida junto à sede do 11º Batalhão de Policia Militar (BPM).

A regional veio a atender um antigo anseio do extremo oeste catarinense e a necessidade de estabelecer uma comunicação e ligação mais direta com o Comando-Geral da corporação e com o Governo do Estado de Santa Catarina, além de atuar de forma a prevenir a entrada de mercadorias ilegais por meio da fronteira.

Além dos aspectos administrativos e operacionais levados a efeito, o ato revestiu-se de um caráter simbólico e estratégico para a região do extremo oeste, já que a 9ª RPM/Fron passou a ter independência de outros comandos regionais.

Ao todo, 35 municípios são integrantes da circunscrição da 9ª RPM/Fron, que faz fronteira com a Argentina e divisa com Paraná e Rio Grande do Sul. Desde sua criação, 10 oficiais já comandaram a unidade, que atualmente é exercida pelo coronel Alfredo Von Knoblauch.

Por Soldado Patricia Mottes : PMSC

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS