Mulheres no poder: as líderes políticas do mundo!

A representatividade feminina na política ainda é baixa em muitos países. Apesar da luta por direitos iguais ser diária e difícil, algumas mulheres conseguiram chegar ao posto de presidentes, primeiras-ministras e outras funções relativas a chefes de Estado e de governo.

Kamala Harris

Recentemente, Kamala Harris fez história não apenas por ser a primeira mulher eleita vice-presidente dos EUA, mas também por ser a primeira negra e a primeira pessoa de ascendência sul-asiática escolhida para ocupar o cargo. É uma grande vitória para as mulheres americanas e esse é apenas o começo. Em seu discurso como vice-presidente eleita, Kamala Harris deixou claro que o país estava iniciando um novo capítulo para as mulheres no poder. ‘Posso ser a primeira, mas não serei a última’, garantiu ela, que é filha de imigrantes, mãe indiana e pai jamaicano.

Angela Merkel

Merkel é a chanceler da Alemanha desde 2005 e é amplamente considerada a líder mais influente da União Europeia.

Sanna Marin

Sanna Marin é primeira-ministra da Finlândia desde 10 de dezembro de 2019, cargo que ela tomou posse com apenas 34 anos.

Sheikh Hasina

Sheikh Hasina é a primeira-ministra de Bangladesh, cargo que ocupa há mais de 10 anos.

Saara Kuugongelwa

Além de ser a quarta (e primeira mulher) primeira-ministra da Namíbia, Kuugongelwa atua como membro da South West Africa People’s Organization.

Tsai Ing-wen

Tsai Ing-wen é a primeira mulher no cargo de presidente de Taiwan. Ela é também a primeira chefe de estado que não é casada no leste asiático.

Ana Brnabić

Ana Brnabić vem rompendo barreiras. É a primeira mulher no cargo de primeira-ministra da Sérvia e também a primeira personalidade política assumidamente gay na função.

Com informações da REUTERS/Stars Insider

ÚLTIMAS NOTÍCIAS