Secretária de Educação de Orleans participou da Sessão da Câmara de Orleans

Secretária da Educação, Maíra Regina Luiz, usou a tribuna livre da Câmara de Vereadores ontem dia (18) e  abordou assuntos relacionados ao início do ano letivo e as medidas de contenção da pandemia que serão adotadas. Alunos de três meses até o 9° ano voltaram as aulas presenciais.

“Iniciamos o ano letivo de 2021. O início das aulas aconteceu hoje dia 18 de fevereiro. Este ano será um ano que ficara marcado, já que vivenciamos uma pandemia. Em algumas escolas foi necessário fazer escalonamento devido à falta de espaço físico. Para isso foi utilizado com critério o alfabeto. Durante uma semana os alunos que iniciam com a letra A até L frequentam as aulas e na próxima semana é a vez dos estudantes com iniciais de M até Z. Nosso plano foi um dos primeiros a ficar pronto e serviu de modelo para outros municípios. Dentro do plano elaborado em 2020 e aprovado temos oito portarias que passa de gestão de pessoas até transporte escolar”, explica ela.

Conforme a secretária, atualmente há 268 servidores públicos que atuam na educação e que estão liberados pelo médico do trabalho para estarem exercendo suas funções. Ela detalhou como serão efetuadas as tarefas para que não acontece aglomerações e fluxo de pessoas.

A secretária comentou ainda, que uma pesquisa entre as famílias realizadas através do WhatsApp, comprovou que 75% das famílias queriam a volta das aulas presenciais, e apenas 25% preferiram outras formas. A partir deste dia 18 o Município conta com nove (9) unidades escolares do primeiro ao nono ano e seis (6) CEIS em funcionamento.

Na educação infantil, as crianças também foram divididas em turmas matutinas (6h45 as 12h45) e vespertinas (13h as 19h). Desta forma conseguimos atender todas as crianças e ainda assim respeitar os critérios sanitários de combate ao Covid-19.

“Conseguimos usar 100% do espaço, no transporte escolar, já que Orleans está com risco moderado no Mapa Estadual de Risco da Covid-19”, ressaltou a secretária.

Ela ainda pontuou que os sete ônibus municipais são acompanhados por monitores, fato que contribuem para que as normas sanitárias sejam cumpridas e os alunos permaneçam em segurança.

Nas unidades escolares serão respeitados todos os critérios para garantir a segurança, sendo aferido a temperatura e usando álcool em gel, além de os alunos usarem máscaras.

Fonte das informações/Link da Câmara e Site Imprensa News Sul

ÚLTIMAS NOTÍCIAS