5 ideias para sair da rotina durante a quarentena

Para fazermos nossa parte e ajudarmos a literalmente salvar vidas – as nossas e a dos outros – na atual pandemia, precisamos somente e simplesmente ficar em casa. Sabemos que nem todos podem cumprir essa vital recomendação, mas a conta até aqui é simples: quanto mais gente ficar em casa, mais cedo poderemos voltar às ruas, aos encontros, até quem sabe aos beijos e abraços. A única garantia que podemos ter de uma reabertura minimamente segura são hospitais vazios, e por isso, por enquanto o principal compromisso da vasta maioria da população tem de ser mesmo permanecer em casa – longe do vírus, longe dos leitos.

O fato de estarmos em uma importante e universal missão global não impede, no entanto, que sejamos tomados por momentos do mais profundo tédio. Ficar em casa por tanto tempo, além de nos obrigar a varrer, lavar roupa e a louça e cozinhar com uma urgência inédita, se revela também uma inevitável oportunidade para nos confrontarmos com nossos próprios hábitos, com as manias das pessoas com quem dividimos nosso teto, com nossa rotina. Para não sucumbir, a solução é hackear nossa rotina, para transformar o dia-a-dia em algo mais.

Pois se o tédio é capaz de nos paralisar diante de uma tela ou soterrados na cama ou no sofá, ele pode também ser o combustível para soltarmos as rédeas de nossas imaginações – e aproveitarmos o eventual tempo livre para acabarmos com a impaciência, o enfado, a pasmaceira, a repetição, a monotonia da quarentena através de ideias simples, divertidas (e fora da caixinha) para serem feitas em casa.

Assim, hackear a rotina é encontrar maneiras criativas e inesperadas para nossos hábitos costumeiros. Para isso, separamos 5 sugestões para o que fazer com nas horas vagas, durante a quarentena, para sair da rotina e trazer graça e surpresa para o dia-a-dia durante o isolamento.

Corte criativamente seu próprio cabelo

Se você sempre sonhou com um corte moderno e louco para seu cabelo, mas nunca teve coragem de fazê-lo, a hora é essa: pegue você mesmo as tesouras, um bom espelho, e prepare seu novo penteado! É a oportunidade perfeita: você economiza o custo do corte, fica em casa protegido do vírus e traz um tanto de emoção para sua quarentena.

E se o resultado se revelar uma catástrofe, não se desespere: a hora é mesmo de ficar em casa, enquanto o cabelo cresce novamente. Essa sugestão evidentemente não vale para os cabeleireiros profissionais ou para quem tem especial talento com as tesouras – não que estes não possam cortar os próprios cabelos, mas terão de encontrar outro desafio equivalente para trazer emoção para a quarentena.

Transforme sua janela em um palco

Mais uma dica que não vale para os profissionais do ramo – cantores e cantoras, atores e atrizes. Mas se você não é um ou uma profissional do palco, preparar um número e revelar seu talento secreto para seus vizinhos é uma maneira bastante eficaz de hackear a rotina. Vale cantar uma canção, tocar um instrumento, encenar um monólogo teatral ou mesmo contar uma série de piadas em um show de stand-up: a janela é seu palco, sua câmera, sua calçada da fama.

Mas lembre-se: toda aventura pelos palcos pode terminar na glórias dos aplausos ou nas mais sonoras vaias, e esse caso não é diferente: sua janela é também um show de calouros, e serão seus vizinhos os juízes. Respeite a hora do barulho, mantenha-se dentro de um volume civilizado, faça sua parte no bom convívio com os vizinhos, aceite a opinião do público, seja qual for – e bom show!

Cozinhe macarrão instantâneo na máquina de café

Poucos pratos são mais simples de serem preparados – e com resultado mais delicioso – do que um bom macarrão instantâneo no copo. Todos sabem: basta ferver uma água, despejar sobre o copo e deixar o macarrão cozinhar por meros três minutos, para desfrutar de seu sabor preferido. E pronto: uma refeição deliciosa em questão de minutos, com pouco ou nenhum esforço – mas será possível tornar esse prato ainda mais simples e divertido de ser feito?

Uma sugestão criativa é hackear a máquina de café de cápsula para preparar seu macarrão instantâneo. O segredo é simples: use a máquina sem a cápsula. Posicione o copo do macarrão instantâneo no lugar da xícara e mantenha o botão da água pressionado até preencher o copo com a quantidade certa. Aí é só fechar a embalagem novamente e esperar os três minutos!

Construa uma cápsula do tempo

Não se trata de um louco projeto científico – a ideia é tão simples quanto divertida, e pode ser feita em casa, como uma maneira de não só hackear a rotina como de hackear o tempo! Em uma caixa ou recipiente resistente, de metal, plástico ou vidro, reúna objetos que você considera que te definem hoje – um livro de estimação, um filme em DVD, uma foto, a embalagem de seu doce preferido, aquilo que, no futuro, você acha que poderá servir como uma verdadeira viagem ao passado para você daqui a 1, 10 ou 20 anos. Antes de fechar a caixa, escreva uma bela carta para você mesmo, coloque um jornal impresso do dia que ela foi concluída, feche a ‘cápsula‘ e a esconda em um lugar especial – se puder enterrá-la, melhor. E esqueça.

Mude de casa – sem sair de casa

Essa pode parecer uma sugestão óbvia, mas dependendo de sua disposição e coragem, ela pode se tornar uma verdadeira revolução: rearrumar e redecorar sua casa pode ser uma maneira de realmente se mudar sem mudar de endereço. Não se restrinja a trocar o sofá ou uma planta de lugar: aproveite a quarentena para realmente transformar sua casa em uma casa nova, trocando os móveis, os quadros, até mesmo os quartos, pintando as paredes, redecorando um cômodo, e mais: se for de obra, vá ao trabalho, e refaça sua casa em uma casa nova.

O temor é compreensível, mas vale lembrar que a mesma lógica do corte de cabelo vale para a rearrumação: você não irá receber nenhuma visita durante a quarentena, então se por acaso o resultado te desagradar, retorne ao formato original. Ou melhor: siga tentando, procurando a nova casa que já existe dentro de sua casa. Ela será sua casa preferida, é só uma questão de olhar, de trabalhar, de procurar – de encontrar.

Redação Hypeness

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta de casos da covid faz Paraná adotar toque de recolher à noite; medida funciona?

O governo do Paraná impôs toque de recolher noturno na região leste do Estado em resposta à escalada de casos de covid-19 que sobrecarrega...

Oito equipes vencem o Inova Senai 2020

Com propostas de soluções para demandas reais da sociedade e da indústria brasileira, estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) desenvolvem projetos inovadores ao...

Lei Aldir Blanc: comissão discute terceiro edital

A comissão responsável pelos recursos da Lei Aldir Blanc se reuniu essa semana para discutir as regras do terceiro edital, que trata da produção...

Mais de 20% das crianças estudam em escolas sem saneamento básico

Mais de 20% das crianças matriculadas em creches ou em pré-escolas do Brasil estudam em instituições de ensino sem saneamento básico. O pior cenário...