Postos de combustível como pontos de parada e descanso de caminhoneiros foram certificados

Ministério da Infraestrutura certificou mais nove postos de combustível como pontos de parada e descanso de caminhoneiros, os chamados “PPDs”. Em março, 12 estabelecimentos já haviam sido certificados. Apesar da existência desses pontos ser prevista desde 2015, o reconhecimento oficial dos estabelecimentos começou neste ano.

A certificação dos PPDs foi uma das demandas de motoristas durante a greve dos caminhoneiros em 2018. A lista e localização dos estabelecimentos está disponível na Portaria nº 1.640, de 3 de agosto de 2020.

Para que um estabelecimento seja certificado, ele precisa cumprir uma série de requisitos para garantir o conforto e a tranquilidade dos motoristas na hora de fazer a pausa. Primeiro, precisa de alvará de funcionamento. São requisitos: banheiros divididos por sexo, com gabinetes individuais com trava, cesta de lixo e papel higiênico, pia e papel toalha e chuveiros com água quente. Não é permitido que os sanitários sejam substituídos por banheiros químicos. Os chuveiros precisam ter suporte para sabonete e para toalha.

Também é necessário que os PPDs tenham um ambiente para refeições limpo com mesas e cadeiras, além de acesso fácil e gratuito à água potável. Além disso, o local de repouso e descanso, onde os caminhões ficam estacionados, precisa obrigatoriamente ter vigilância ou monitoramento eletrônico.

Reportagem: Daniel Marques

Fonte: Brasil 61

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS