280 mil eleitores são aguardados na região

Hoje domingo, 280.860 eleitores da região devem ir às urnas para escolherem o prefeito e os vereadores que irão assumir, em 1º de janeiro, um mandato de quatro anos.

Este é o número de pessoas aptas a votar, a partir dos 16 anos, nos 18 municípios da Amurel.

As mulheres são maioria no eleitorado da região. São 145.859 eleitoras e 135.001 homens. A faixa etária com o maior número de pessoas aptas a votar nesta eleição na Amurel é entre 25 e 44 anos, com 119.455 pessoas.

Sobre o grau de instrução, a região tem hoje 3.613 eleitores analfabetos, 29.840 com o ensino fundamental completo; 61.620 com o ensino médio completo e 27.228 com curso superior. Os demais eleitores são contabilizados ainda com ensino fundamental, médio e superior incompletos e ainda aqueles que apenas leem e escrevem.

Este ano, em virtude da pandemia do coronavírus, os eleitores acima dos 60 anos, que somam mais de 65 mil na região, terão horário prioritário das 7h às 10h para irem às urnas.

Eleitores e mesários terão que ter cuidados sanitários

Com a pandemia do coronavírus, a Justiça Eleitoral reforça a necessidade de que eleitores e mesários observem as medidas de cuidados sanitários estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Antes de sair de casa para votar, o eleitor deve verificar o seu local de votação, já que algumas seções eleitorais foram alteradas. Essa checagem pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, na opção “onde votar” (baixe agora, no Google Play ou na App Store), ou pelo site do TRE-SC.

Além da máscara, cada eleitor deve levar, se possível, sua própria caneta para assinar o caderno de votação e uma “colinha”, com a anotação dos nomes e números dos candidatos, para votar mais rápido. A Justiça Eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças ou acompanhantes para o local de votação.

Neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: o horário será das 7h às 17h. Porém, o horário das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Para garantir maior segurança ao eleitor, nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório, e o eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer tempo desnecessário nos locais de votação.

Reportagem: DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta de casos da covid faz Paraná adotar toque de recolher à noite; medida funciona?

O governo do Paraná impôs toque de recolher noturno na região leste do Estado em resposta à escalada de casos de covid-19 que sobrecarrega...

Oito equipes vencem o Inova Senai 2020

Com propostas de soluções para demandas reais da sociedade e da indústria brasileira, estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) desenvolvem projetos inovadores ao...

Lei Aldir Blanc: comissão discute terceiro edital

A comissão responsável pelos recursos da Lei Aldir Blanc se reuniu essa semana para discutir as regras do terceiro edital, que trata da produção...

Mais de 20% das crianças estudam em escolas sem saneamento básico

Mais de 20% das crianças matriculadas em creches ou em pré-escolas do Brasil estudam em instituições de ensino sem saneamento básico. O pior cenário...